Obs.: Rodar o xorgsetup como root e em init 1 para que seja criado o xorg.conf no /etc/X11/, e não esquecer de modificar onde estiver escrito algo diferente de "Mouse1", trocar para Mouse1.
[1] Comentário enviado por kbcasagrande em 09/03/2010 - 21:25h
boa noite
fiz a adição das linhas que não faziam parte do xorg.conf do meu slackware 13, e agora aquilo de clicar no touch pad para funcionar que nem o botão esquerdo do mouse está funcionando.... excelente dica
valeu
[2] Comentário enviado por arauto_ em 10/03/2010 - 17:14h
Olá, muito boa dica, eu mesmo precisei desta configuração no passado para ativar certas funções do touchpad no meu notebook. Gostaria apenas de completar, que a partir do slackware 13, o xorg.conf não se faz mais necessário como antes, embora ainda funcione muito bem. Tanto que não existe mais um xorg.conf depois da instalação do slackware, você precisa configurar um manualmente ou usar o xorgsetup.
Na versão atual, a mudança que se faz no xorg.conf, passou a ser feita nos arquivos de configuração do hal. Para não se alongar demais, vou ser sucinto:
- Copia o arquivo /usr/share/hal/fdi/policy/10osvendor/11-x11-synaptics.fdi, para dentro de /etc/hal/fdi/policy/.
- Quando você abrir o arquivo, verá alguns exemplos comentados em linguagem xml. Edite o arquivo da sua maneira, conforme mostra o meu exemplo abaixo:
<merge key="input.x11_driver" type="string">synaptics</merge>
<merge key="input.x11_options.MaxTapMove" type="string">220</merge>
<merge key="input.x11_options.VertEdgeScroll" type="string">true</merge>
<merge key="input.x11_options.HorizEdgeScroll" type="string">true</merge>
<merge key="input.x11_options.HorizTwoFingerScroll" type="string">true</merge>
<merge key="input.x11_options.MaxTapTime" type="string">180</merge>
<merge key="input.x11_options.EmulateMidButtonTime" type="string">75</merge>
<merge key="input.x11_options.SHMConfig" type="string">on</merge>
<merge key="input.x11_options.TapButton1" type="string">1</merge>
- Depois de salvar as novas configurações, reinicie o hal (/etc/rc.d/rc.hald restart).
- Se tudo estiver funcionando, então ótimo, senão, verifique nas últimas linhas do syslog o que ocorreu (less /var/log/syslog).
Por fim, o resultado de um método ou de outro são os mesmos, uma pequena vantagem pode ser atribuída ao hal, pois você não precisa mais reiniciar o X para que as novas configurações fiquem valendo.
[3] Comentário enviado por MoisanielMoraes em 11/03/2010 - 10:42h
obrigado arauto é muito importante ressaltar esses pontos que fazem parte da evolução do sistema, eu havia configurado o teclado pelo hal, mas não o mouse.
[6] Comentário enviado por removido em 20/04/2010 - 02:41h
A minha pergunta é:
Eu devo subistituir as linhas do meu xorg.conf sobre o meu mouse, devo adicionar estas linhas todas no final, ou eu devo apenas adicionar as linhas que faltam no meu input device e mudar de mouse0 para mouse1