Kapersky Cybertreat real-time map mostra, em tempo real, todos os ataques - sejam infecções por arquivos, ameaças online, e-mails infectados, invasões remotas e brechas de segurança - detectados pelos programas de segurança da empresa
Kapersky Labs, que são codificados por cores em um mapa 3D, que pode ser manipulado ou mesmo visto num plano bidimensional, permitindo visualizar os ataques no momento exato em que são detectados.
O funcionamento é parecido com o do Google Earth, só é preciso mover o globo terrestre para ver a origem e o destino de cada ameaça, sendo que a maior parte delas está concentrada nos Estados Unidos e na Europa, em especial na Rússia, mas dá para ver diversas ocorrências também no Brasil e na China.
No entanto, ao navegar pelos países, é possível observar ainda quantas ameaças de cada tipo atingiram as regiões, bem como suas colocações ou ranking das infecções.
Um menu na parte inferior da tela mostra o que significa cada uma das cores e ajuda a entender melhor quais os tipos mais comuns de ataque. Como os dados estão todos em inglês, segue abaixo um resumo traduzido para fins de orientação:
- Verde: verificações de acesso. São atividades ao abrir, copiar, executar ou salvar um arquivo;
- Vermelho: verificações de demanda. São ativadas manualmente pelo menu de contexto;
- Azul: verificações na web. São ativadas quando uma página é aberta ou um item é baixado;
- Laranja: verificação de e-mail. São atividades quando um objeto chega na caixa de entrada;
- Rosa: detecções de intrusos na rede;
- Amarelo: ativado quando arquivos executáveis maliciosos são encontrados.
Além dos ataques, o mapa inclui ainda um histórico das últimas 12 horas e também algumas estatísticas. Ademais sua página já dá uma dimensão do tamanho do problema com o qual empresas de segurança - e usuários em geral - precisam lidar constantemente.
No Cybertreat Real-time Map, até por ser uma ferramenta um pouco mas fechada, já que se trata de um "sub produto" da empresa Kapersky, requer a instalação de seus produtos para fomentar a base de dados, não sendo possível customizar e/ou selecionar opções de tipo de ataques, origem e destinos dos mesmos, por exemplo, pois o que ela fornece é apenas um panorama visual abrangente, em tempo real, dos ataques cibernéticos, conforme os itens especificados nas categorias citadas anteriormente – verde,vermelho,azul, laranja, rosa e amarelo.
Referência:
https://cybermap.kaspersky.com/
Nenhum comentário foi encontrado.