Criar CD/DVD com os pacotes do cache no Ubuntu 9.04
Essa dica é útil em situações em que é necessário instalar os mesmos pacotes de uma máquina em outra sem a necessidade de tê-los que baixar novamente. Também pode ser utilizada para criar um CD/DVD com todos os pacotes disponíveis nos repositórios, o que é muito útil para quem dá suporte ou consultoria ao sistema.
Para facilitar o processo, utilizaremos o software APtonCD, para instalá-lo basta fazer o seguinte.
Acessar o shell e executar o comando:
sudo apt-get install aptoncd
Se a instalação foi feita com sucesso, um ícone (APTonCD) será criado em Sistema > Administração.
O software é bastante simples e intuitivo, utilizando a configuração padrão, basta executá-lo e dar um clique em criar que o mesmo fará a varredura dos pacotes instalados em sua máquina e apresentará uma lista para que você descarte ou concorde com a criação de um CD com os pacotes apresentados.
Em seguida é só clicar em gravar, escolher entre CD ou DVD, definir o diretório (destino) de criação do arquivo de imagem (ISO) e clicar em aplicar. Quando o processo terminar, o programa lhe perguntará se você desejará gravar ou não a imagem num CD/DVD. Se a resposta for sim, clique em sim e pronto, seu CD/DVD de pacotes será criado.
Adicionalmente explico que o que o programa faz é gerar uma imagem ISO dos arquivos .deb que estão localizados no diretório /var/cache/apt/archives. Desta forma nada impede que os mais experientes os copiem manualmente e os grave sem a necessidade de instalar o APTonCD.
Concluindo, gerar um DVD com todos os pacotes disponíveis nos repositórios pode ser demorado e trabalhoso, pois exige uma conexão boa e o trabalho de selecionar todos os pacotes. É mais fácil criar um CD/DVD com os pacotes frequentemente utilizados ou mais conhecidos, para isso é só seguir os passos acima. Espero que gostem.
[2] Comentário enviado por pinduvoz em 01/06/2009 - 00:22h
Antes de usar o AptOnCD é recomendável excluir os pacotes ultrapassados, ou seja, aqueles que sofreram mais de uma atualização.
Explicando: se ao instalar o Ubuntu sua versão do Firefox era a 3.0.1 e hoje é a 3.0.10, vc terá no cache as versões 3.0.2/3.0.9, ou seja, oito versões inúteis; e para se livrar das versões inúteis, que são aquelas que já foram substituídas nos repositórios, use um comando simples:
sudo apt-get autoclean
Não confunda com o comando
sudo apt-get clean
que limpa todo o cache do APT, não fazendo distinção entre pacotes atuais e ultrapassados. Esse último comando pode ser usado após a execução do AptOnCD, pois uma vez gravados os pacotes do cache no CD/DVD vc não precisará deles no HD.