Essa é a minha primeira contribuição no Vol e vou dar dicas sobre a iniciação no mundo
GNU/Linux.
Eu sempre fui usuário de Windows, até que resolvi testar o
Linux. Vou dar dicas que funcionaram comigo durante o "processo de migração".
1º Procure no Google algumas distribuições e teste via
VirtualBox ou até mesmo pelo Live-CD. Eu recomendo começar com
Ubuntu,
Kubuntu ou
Fedora. Se você não sabe como funciona o VirtualBox e o Live-CD leia:
2º Fuce muito, aprenda a usar o sistema para as tarefas básicas do seu dia a dia como navegar na internet, usar comunicadores instantâneos (MSN, Skype, etc) e usar os recursos do sistema de um modo geral.
3º Eis que você gostou do sistema e conseguiu se adaptar-se bem a ele, então é a hora de instalá-lo no seu HD, portanto, sugiro que não abra mão do seu Windows por enquanto. Porque? Porque se você mudar de uma vez, vai acabar ficando meio perdido como eu fiquei, então se não souber, aprenda a fazer um Dual Boot. É bem fácil, o Google te ajudará.
4º Digamos que você tenha instalado com sucesso o seu Sistema Linux. Então é hora de ler e fuçar muito. Leia bastante sobre o sistema, eu indico o Guia Foca, é uma ótima apostila sobre o assunto. Então estude muito:
5º Participe ativamente de fóruns, principalmente o Vol, aqui com certeza você será ajudado. Mas evite fazer tópicos inúteis, antes de perguntar algo, pergunte para o Google ou use a caixa de pesquisa logo ali em cima, na direita, pois talvez sua dúvida já foi respondida e não tem a necessidade de perguntar outra vez. E também compartilhe o conhecimento que você obterá durante a utilização desse grande sistema.
6º Creio que grande parte das pessoas que estão lendo essa dica não está migrando para o Linux apenas para arrastar mouse. Então, se você for um interessado em TI eu te aconselho depois de ler o Guia Foca, a aprender Shell Script, pois isso me ajudou bastante, tanto na parte de conhecimento quanto na parte de motivação. Não é muito difícil de aprender e com certeza irá te manter motivado para aprender outras coisas. Portanto, aprenda Shell Script.
7º Não pare por aí, quando já estiver familiarizado com o sistema vá para os testes, isso mesmo, testes. Baixe outras distribuições e teste-as via VirtualBox (como eu disse no início do texto). Procure experimentar distribuições com diferentes interfaces gráficas, como Gnome, KDE, XFCE, LXDE, entre outras, o seguinte link pode ajudar a conhecê-los:
8º Essa oitava dica eu escrevi com base em outra dica que eu recebi de um amigo a uns tempos atrás. Quando você já tiver testado algumas distros e já saber "se virar" no sistema tente usar algumas "distros avançadas" como o
Slackware,
Arch Linux,
Gentoo e até mesmo o
Debian que são distros muito boas para aprofundar seus conhecimentos.
9º Seja feliz e compartilhe seu conhecimento com todos.
Então, essas foram as coisas que eu fiz e que me ajudaram bastante durante o meu processo de migração Windows > Linux. Espero que também sirva de ajuda para alguém, lembrando que é apenas uma forma de tentar ajudar, não levem a mal as opiniões descritas durante o texto.
Obrigado por lerem.
Abraços.