Xfce é um ambiente gráfico, leve e com muitas funcionalidades. Trata-se do mais completo ambiente gráfico dentre os considerados ambientes/gerenciadores de janelas leves. Esta dica mostra as principais distribuições Linux que usam o ambiente gráfico XFCE.
O nome Xfce antes significava "XForms Common Environment", mas desde então, ele foi reescrito duas vezes e não usa mais o "XForms toolkit". O nome sobreviveu, mas o "F" deixou de ser maiúsculo (sai "XFce", entra "Xfce").
Atualmente a sigla não significa nada, mas há sugestão da equipe para que signifique "X Freakin' Cool Environment". Xfce é um ambiente gráfico para sistemas Unix e Unix-like (como Linux, Solaris e BSD). Foi projetado com ênfase em desempenho e produtividade.
Dentre os ambientes gráficos e gerenciadores de janelas leves, o Xfce é o mais completo. Talvez só não seja mais completo que o Gnome e o KDE, no entanto é muito mais leve que esses.
Algumas distribuições Linux possuem por padrão o ambiente gráfico Xfce. Normalmente essas distros agradam usuários que se preocupam com desempenho e leveza dos seus sistemas.
Embora o Xfce esteja disponível nos repositórios de muitas distros, nem todas o tem como opção inicial ou como ambiente padrão. Para os fãs do Xfce e para os interessados, olhem algumas distros que são baseadas no ambiente gráfico do rato:
[1] Comentário enviado por luizvieira em 04/02/2010 - 11:35h
Boa dica Xerxes!
No último mês participei de um projeto com OpenSUSE onde precisávamos criar uma distro personalizada com o Kiwi e com a interface Xfce padrão, autologin e carregamento automático do XFCE, com a inicialização do aplicativo do cliente. Depois de uma surra, descobri que o Xfce não suporta o autologin e tive que descobrir como fazê-lo. Sua dica me deu a idéia de escrever um artigo sobre essa peripécia para ajudar os incautos que tenham que fazer coisa parecida, já que nem nos fóruns internacionais tinham resposta para minhas questões...rs.
[ ]'s
[4] Comentário enviado por xerxeslins em 04/02/2010 - 13:16h
Atualmente estou usando Xubuntu 9.10, pois é muito bom.
Gosto do Openbox também e do Fluxbox.
Assim que eu estiver com uma conexão boa, farei como o albfneto e instalarei Gentoo + Xfce.
Tenho mó vontade de aprender Gentoo, mas sempre que instalo, e uso o comando emerge, mais cedo ou mais tarde alguma coisa sai errado e recebo sempre algumas mensagens de erro... (não sei se isso é normal). Nunca funciona perfeitamente pra mim.
Por isso que Gentoo é para poucos rsrs
o problema nem é tanto a instalação, mas sim depois pra configurar usando os parâmetros certos, desmascarando os pacotes corretos, etc.