Bom, para aqueles que ainda não conseguiram brincar de Playstation no Linux vai a dica para facilitar. Fiz um pacote já com os plugins, bastando configurar. Por enquanto está hospedado em servidores gratuitos (quem souber um melhor, só avisar).
2. Descompactar o arquivo. No meu sistema,criei uma pasta temp na raíz e salvei o Epsxe ficando assim:
# cd /temp
# tar -vxjpf epsxe.tar.bz2
3. Dentro do diretório plugins, vamos criar um link para o plugin que vamos usar para o vídeo. No teste eu usei libgpuPeopsSoftX e funcionou com uma boa velocidade
# cd epsxe/plugins
# ln -sf libgpuPeopsSoftX.so.1.0.17 libgpu.so
Como se trata de uma dica não vou abordar essa parte, simplesmente vou falar pra usar este plugin, que funcionou corretamente no meu sistema.
4. Feito os passos anteriores, é só executar o emulador e configurar.
$ cd ..
$ ./epsxe
Caso ocorra algum erro por dependência de bibliotecas você mesmo terá de suprir essa necessidade, pois comigo ficou redondinho. Continuando, vá ao menu Config -> Bios e selecione onde está a BIOS para o Epsxe (geralmente, está junto com o pacote que você baixou há pouco. É só selecionar, como na imagem a seguir):
Agora, no menu Config -> Video, selecione o plugin que vamos usar, P.E.Op.S. SoftX Driver 1.17. Caso queira configurar para obter melhor desempenho, basta clicar em Configure com o plugin já selecionado, no meu caso coloquei resolução 320x240, já que eu só tenho 8MB de vídeo.
No menu Config -> Game pad -> Pad 1, configure o teclado da forma que achar melhor
E, por último, vamos configurar o CD-Rom. No meu caso, uso apenas 1 cabo para o CD-Rom e para o HD, então o CD-Rom ficou sendo /dev/hdb, se você não souber experimente colocar /dev/cdrom.
Pronto tudo configurado, com o CD do jogo já dentro do seu drive, vá ao menu File -> Run CD-Rom e boa sorte, aí vai o resultado final: meu Final Fantasy 8 rodando.
Bom, espero que tenham gostado da dica, qualquer dúvida visitem os links a seguir: