Erro ao executar VirtualBox: "Kernel driver not installed (rc=-1908)" [Resolvido]
Bem, depois de quase um ano fora do ar, por questão de tempo devido ao término do meu curso superior, estou de volta.
E logo de cara, tive um problema após a instalação no Ubuntu do VirtualBox 4.2.18. Quando coloquei para executar, o sistema operacional Server 2008 R2 deu o erro:
Virtualbox - Kernel driver not installed (rc=-1908)
Vi algumas dicas em diversos sites espalhados, não só em português como também em inglês, juntei tudo e veja só o que deu: uma maneira bem fácil e rápida que resolveu o meu problema.
[1] Comentário enviado por boliveras65 em 03/02/2014 - 23:28h
oi marcelo , Tenho usado uma distribuição 7.2 do debian. na primeira vez que usei esse procedimento ele alterou minha distribuição totalmente eliminando os upgrades e deixando ela próxima do debian 5. Ok Achei que o erro fosse meu e reinstalei a distro e iniciei normalmente o processo. Desta vez me precavi e não deixei ela agir na totalidade dos programas instalados mas retirou boa parte dos instalados e quebrou metade da biblioteca. Não sei bem como isso ocorreu mas gostaria que vc me ajudasse.
[7] Comentário enviado por michelailton em 09/04/2015 - 15:30h
Sergio, paragens cara, eu tentei também o do philip mas tive problemas no passo 3, sou muito leigo com linux mas estou me empenhando em aprender usar essa ferramenta muito abrangente, estou gostando e muito obrigado pela ajuda. Quem sabe um dia posso estar aqui auxiliando aoutros :D
[9] Comentário enviado por flp1 em 02/09/2015 - 17:21h
Bem no meu caso tive o mesmo problema e para resolver, apenas desinstalei o virtualbox, desliguei o pc, liguei novamente e refiz a instalação.
Depois de instalado o virtualbox reconheceu a pasta que no meu caso era uma VM com CentOS 6.6 salvo em /home/usuario, na pasta chamada VirtualBox VMs.
[11] Comentário enviado por Gabrielscps em 05/01/2016 - 14:34h
[8] Comentário enviado por Garotocpd em 03/08/2015 - 19:48h
Isso nao resolveu meu problema, olha o retorno!
root@####:/home/nonato# sudo /etc/init.d/vboxdrv setup
sudo: /etc/init.d/vboxdrv: command not found
Estou utilizando aqui o Debian 8.2 e virtualbox 5.0.12, e eu também não tinha o arquivo vboxdrv para executar o comando "sudo /etc/init.d/vboxdrv setup". Resolvi utilizando o comando "/sbin/rcvboxdrv setup". Valeu funfando aqui!!
[12] Comentário enviado por wadilson em 20/05/2016 - 11:52h
Tive problemas para fazer rodar o VirtualBox em um laptop novo.
Vi os mesmos erros reportados aqui, e em muitos outros fóruns.
Tentei todas as soluções e sempre os mesmos erros voltavam.
Reinstalei o VirtualBox inúmeras vezes.
Tentei versões de 32 bits e de 64 (o computador é 64bits), reinstalei várias versões de linux-headers, do dkms, tentei usar um arquivo OVA diferente, entrava como root, instalei manualmente e compilei drivers, quase coloquei o sistema operacional a ponto de perder toda a instalação feita, de tanto que mudei e mexi em tudo.
Não adiantava nada. Tudo que eu fazia sempre retornava o mesmo erro. Por mais que perseguisse relatos do problema resolvido em fóruns por toda a internet, no fim nada se resolvia.
Até que numa lista de discussão do próprio VirtualBox (forums.virtualbox.org) alguém comentava sobre a formatação do HD.
Mas aí é que está a pegadinha. Quando tentei desligar no BIOS o recurso do firmware UEFI, que garante carregamento do Windows super rápido (e impede o uso de outros SOs), o sistema trocava a ordem da carga e trazia o Windows, sem carregar o GRUB. E continuei batendo cabeça. Pensei que essa não seria a solução.
Depois de muitas outras tentativas, voltei ao BIOS, desliguei de novo o recurso UEFI e vi uma configuração no próprio BIOS da máquina para garantir carregar o Linux antes que Windows. Faltou ler direito os avisos de tela (RTFM, novato!)
O GRUB carregou, o Linux subiu e o VirtualBox abriu como se nada tivesse acontecido. Importei o arquivo OVA sem problemas e tudo funcionou perfeitamente.
É a Microsoft fazendo o seu melhor: tratando os usuários como idiotas
O firmware UEFI é uma solução da indústria para modernizar o antigo BIOS, e a promessa inicial era que ficaria melhor até para usuários Linux, mas o que acontece de fato é igual aqueles recursos contra gravação de CDs de áudio... uma proteção excessiva da indústria sobre a sua reserva de mercado.
Enfim, a solução foi essa. Se você estiver enfrentando dificuldades para rodar sua VM, vendo essas mensagens de erro reportadas acima, verifique se seu HD tem esse recurso no BIOS e deixe em modo Compatível. Verifique também se há algo que permita ou impeça o uso de VMs e a ordem de carregamento dos SOs.
[14] Comentário enviado por joseroberto4 em 22/07/2016 - 18:13h
E estranho. Mas depois de muitas tentativas de reinstalar o virtual box vie a opção do "Comentário enviado por wadilson em 20/05/2016 - 11:52h" e deu certo.
[18] Comentário enviado por AlePereira em 12/01/2017 - 20:42h
Boa noite prezados!
Sou iniciante no Linux, estou trabalhando num Hospedeiro com o Ubuntu 16.04 LTS (i5 4MB) e o Virtualbox 5.1... Quando fui tentar virtualizar o Ubuntu 16.04 (o mesmo do host), me deparei com um problema que a princípio não tinha relação com o tópico... A tela de instalação do Ubuntu aparecia toda "zoada"... Pesquisando um pouco, descobri que o problema específico da tela era a quantidade de processadores que estavam habilitados na VBox (estava habilitado apenas 1 e necessitava de pelo menos 2). Acontece que para habilitar o recurso de múltiplos processadores na máquina virtual, eu teria que ir ao SETUP do host, habilitar o recurso de virtualização e aí sim! Bingo?? nem tanto... foi onde surgiu o problema que deu origem ao tópico... Meu problema foi resolvido, seguindo a orientação do "parça" flp1 em 02/09/2015 - 17:21h... Desinstalei a VBox (remove e purge) e instalei novamente... Sucesso.