Saudações, caros amigos.
Gostaria de falar um pouco sobre as excelentes ferramentas de produtividade presentes no
KDE. Independentemente da preferência pessoal e das defesas calorosas, que cada usuário apresenta para este ou aquele ambiente gráfico.
É importante que, todos os usuários de
GNU/Linux, estejam desenvolvendo projetos ou atuando no mundo corporativo, ainda que tenham predileção por ambiente gráfico diverso, dêem uma olhada nas soluções que o pacote
Calligra traz, lembrando que estas suítes de produtividade podem, inclusive, ser incorporadas ao ambiente gráfico de sua preferência e/ou escolha, não existe uma obrigatoriedade de utilização do KDE.
No meu caso, sou usuário do
Slackware e na minha máquina de uso corporativo, por força de regra imposta por minha gerência, utilizo um notebook em dual boot com Windows 7 (nativo do notebook) e
Ubuntu (solução de ERP que a empresa utiliza que só funciona no Ubuntu, "segundo o gerente de TI").
Eu, particularmente, discordo e em casa já fiz funcionar e tive acesso ao banco de dados da empresa no Slackware, porém, como sou de setor diverso, nunca expressei opinião ou sugestão a respeito.
O que sei, guardo para mim, e respeito a posição de cada profissional, até porque acho o Ubuntu uma distribuição agradável, rápida, limpa e um projeto amadurecido.
Retornando ao nosso assunto principal, foco da dica, para os que tiverem curiosidade, visitem o site e leiam a Wiki do projeto, acredito que esta suíte em um futuro bem próximo, vai ser o carro chefe de praticamente todas as distribuições GNU/Linux, porque agrega muito conteúdo e atende a um leque extenso de soluções para a vida corporativa.
O pessoal da área de engenharia e projetos, pode dar uma olhada e começar a usar, a título de curiosidade. Tenho certeza de que vão gostar.
Segue a página do projeto:
Página dos manuais:
Tour para conhecer:
Fórum do Calligra:
Abaixo, um descritivo breve do pacote (de acordo com a
Wiki oficial):
Aplicativos de produtividade:
- Words :: Calligra Words é para a criação de documentos de texto. Seu foco é fornecer uma experiência poderosa e fácil de usar para todos, sem ser a ferramenta especializada para qualquer grupo específico de usuários.
- Planilhas :: Tabelas é um programa de planilha eletrônica programável que fornece tabelas orientada à folhas e suporte para complexas fórmulas matemáticas e estatísticas.
- Stage :: Prepare apresentações para tela ou impressão. Incorporação de objetos é suportado.
- Kexi :: O Kexi é um criador de banco de dados visual no estilo MS Access, com suporte à tabelas, consultas, formulários e relatórios.
- Flow :: O Flow é uma aplicação de diagramação e fluxograma fácil de usar.
Aplicativos de criatividade:
- Karbon :: O Karbon é um aplicativo para desenho de gráficos vetoriais para o KDE.
- Krita :: O Krita é o aplicativo de pintura e edição de imagens do Calligra.
- Braindump :: Ferramenta de código aberto para extrair e organizar o conteúdo do seu cérebro (ideias, desenhos, imagens, textos, etc) para o seu computador.
Aplicativos de gerenciamento:
- Plan :: O Plan é um aplicativo de gerenciamento de projetos com suporte a diagramas de Grantt, visão de conta e recursos.
Conclusão
Além destas apresentadas, existem algumas ferramentas auxiliares e outras soluções presentes no KDE que realmente podem fazer "a grande diferença" para profissionais que precisam gerir grandes projetos, administrar recursos, lidar com prazos e metas, etc.
Acredito que agora, poderemos aposentar em definitivo o MS Office emulado via
Wine, bem como as ferramentas gráficas que acompanham o pacote da MS. Eu, particularmente, há muito tempo que só uso
GIMP e
Inkscape para soluções vetoriais e desenhos, e vinha trabalhando com
LibreOffice.
No trabalho, eu só acesso mesmo a partição Windows do HD quando preciso executar alguma tarefa em parceria com alguém que não sabe lidar com GNU/Linux e preciso permitir acesso ao meu computador (isto está se tornando raro no mundo corporativo, os mais diversos profissionais estão tendo alguma vivência com GNU/Linux, ainda que superficial...).
Bem amigos, fica a dica, espero que gostem, ou que tenham ao menos a curiosidade de experimentar.
Eu gostei tanto, que levei para meu ambiente de trabalho, e mesmo o pessoal que gosta de utilizar
GNOME, Unity ou outro ambiente gráfico, baixou a suíte e está utilizando.
Obs.: esta suíte pode ficar muito melhor com a adição de alguns recursos, assim, se cada um que utilizar e inscrever-se no projeto apresentar contribuições, em breve, teremos uma suíte completa, nativa do KDE e que poderá ser utilizada em qualquer ambiente gráfico GNU/Linux.
Inclusive, já existe uma versão experimental da suíte para Windows. É isso, vamos contribuir para o crescimento do
Software Livre.
Um abraço a todos!
Nenhum comentário foi encontrado.