Capturar telas com bons recursos e filmar desktop com simplicidade.
Até o momento o sistema operacional Windows ainda tem algumas vantagens sobre o Linux, especialmente em duas áreas: jogos e multimídia em geral.
Mas já estou começando a ver softwares para Linux que superam os do Windows nessas áreas (para evitar grandes polêmicas, lembre que isso é minha opinião, mas você pode expressar a sua livremente nos comentários). Dois desses softwares que na minha opinião superam o Windows são:
gtk-recordmydesktop (filmar desktop)
shutter (capturar tela)
Não conheço nada no Windows que se compare a esses dois, nem mesmo softwares comerciais com uma grande quantidade de recursos como o Cantasia. A simplicidade e os bons recursos dos dois são exemplares.
[1] Comentário enviado por ucastrobr em 15/06/2009 - 19:48h
Já usei várias vezes o gtk-recordmydesktop ele salva em formato ogg o que tem que ser convertido depois para mpeg se quiser postar na net (ex youtube).
Com gtk-recordmydesktop havia um atraso entre o som e o vídeo às vezes quando gravava o desktop por muito tempo, não sei se é algum bug da versão que usava.
Já o Camtasia da versão 5 (embora uso Ubuntu mais de 10 anos) tem mais recursos tipo fazer som de digitação ao escrever, o cursor fica iluminado como um bolinha, tem o zoom automático da tela a medida que você move seu cursor. O que deixa mais interessante fazer um tutorial.
DICAS PARA GRAVAR DESKTOP E POSTAR NO YOUTUBE http://soudotecnico.blogspot.com/2008/04/video-no-yotube-como-fazer.html
Quanto ao shutter (capturar tela) ainda não usei, até agora para capturar tela usei o gimp que tem esse recurso de captura de tela em x segundos.
E o import.
$ sudo apt-get install imagemagick
Deverá ser instalado automaticamente, mas caso não aconteça coloque no repositório http://br.archive.ubuntu.com
Depois de instalado digite no terminal o comando:
$ import tela.png
O botão do mouse virará um cursor. Desenhe um retângulo na parte da tela que você deseja capturar e ela será automaticamente capturada e salva no arquivo "tela.png" no diretório corrente (vá para sua pasta pessoal e veja). Se você preferir capturar o conteúdo de uma janela, basta clicar sobre a barra de título.
Se por outro lado você quiser um screenshot da tela toda, não apenas de uma janela, use o comando:
$ import -window root tela.png
O formato de compressão das imagens é especificado diretamente no nome do arquivo. Nos exemplos salvei as imagens em .png, mas para salvá-las em .jpg basta alterar a extensão do arquivo gerado, "import imagem.jpg" por exemplo.
Para salvar seu arquivo por exemplo no Desktop basta antes de executar o comando import, entrar pelo terminal no Desktop (cd /home/seuusuario/Desktop).
[4] Comentário enviado por ribafs em 16/06/2009 - 08:02h
Essa idéia que alguém teve de permitir a adição de comentários aos artigos e dicas foi uma grande sacada. Eu tenho encontrado comentários que me ajudaram mais que o próprio artigo.
Veja este exemplo: muito enriquecido com seu comentário ucastrobr.
Apenas sugiro que corrija de "10 anos de Ubuntu" para provavelmente "10 anos de Linux" como alertaram os colegas acima.
Valeu pelos acréscimos.
[5] Comentário enviado por darkstarfire em 16/06/2009 - 08:39h
Para a maioria que usa Windows, o mundo desses se resume a Windows... já para outros que estão entrando no Linux, o seu mundinho se resume a Ubuntu(não que o Ubuntu seja uma distro ruim, eu apenas não gosto dela, e olha que eu sempre peço CD'S para distribuir para os amigos e as veses chego até deixa-lo rendondo(mp3, divx, wma/wmv, dvd...flash entre outros)), mas é apenas minha opnião.
[6] Comentário enviado por darkstarfire em 16/06/2009 - 08:49h
No Linux existe tambem um software chamado "xvidcap", que por padrão salva o video em "mpeg", mais ele aceita outros formatos incluindo ... o proprio formato "flash video(.flv)", .swf, avi entre outros que não lembro agora.. como ele consegue isso? simples, ele é baseado no "ffmpeg".
Tenha um bom dia e fique com Deus.
[7] Comentário enviado por ribafs em 16/06/2009 - 10:02h
Cara, para ser realmente sincero, gosto muito mesmo do Ubuntu e ainda vou mais longe, gostava muito, mas muito mesmo do Windows, até que ficou inviável usar por cotna dos virus, spywares e cia e a grande necessidade de reinstalações.
Mas não sou usuário iniciante como se sugeriria, já usei de todas as distribuições grandes que existem e de muitas pequenas e continuo gostando de experimentar novidades, além de FreeBSD (numa pequena experiência como administrador de rede). Minha distribuição preferida anes do Ubuntu era o velho e bom Slackware.
Até já cheguei a pensar em criar uma distribuição minha, para atender as minhas necessidades na área de programação, mas aí chegou o Ubuntu e facilitou as coisas e deixar para lá. O meu raciocício hoje é esse: quero o SO o menos trabalhoso possível e acho que não devo ser radical mas racional. Meu objetivo ao usar o computador é para desenvolver e quem me oferece mais em relação a isso me conquista.
Tem mais, ainda vejo que nós precisamos apoiar o Ubuntu como uma alternativa ao Windows e sempre que posso ajudo a instalar para amigos e sempre ando com meu kit de CDs a tira-colo.
Desculpem a empolgação! :)