Estou de volta. Sou o Albfneto. Ocupado com tarefas de trabalho (não sou profissional de TI), mas quando dá um tempo, entro aqui.
Esta é uma Dica relativamente simples, mas publico porque creio, pode ser bem útil à Comunidade
Algumas pessoas sabem, eu uso muito Sabayon Linux. Ele foi descontinuado:
Mas não posso deletá-lo completamente da partição, pois é meu Linux de trabalho na Universidade. Além disso, eu gosto dele. É meu Linux favorito.
Mas esta Dica deverá funcionar com qualquer Linux, pois atua em Live Boot, com os sistemas de arquivos todos desmontados. É um complemento, suplemento do que descrevi em detalhes nestes meus antigos Artigos. Sugiro que os leia, pelo menos um deles:
Meus Artigos são bem antigos, mas o procedimento geral deverá funcionar em qualquer distribuição Linux que você use, pois depende de um Boot Live, e as partições do seu Linux principal estarão desmontadas.
2 - OS ERROS QUE OCORRERAM
Vamos agora supor que por erros ocorridos em seus sistemas de arquivos, você perdeu o Boot do seu Linux, e não consegue mais corrigir... Vamos à Dica.
3 - PROCEDIMENTO
Precisa inicialmente dar Boot fora do seu Linux instalado no HD.
Para isso, você pode usar o seu Pendrive de Boot ou LIve CD de instalação, do seu Linux favorito. Mas se preferir sugiro que use um Live CD ou Live Pendrive das versões mais recentes de
GParted Live CD ou de
TestDisk.
Insira o seu pendrive, ou o seu Live CD de instalação e ligue o micro. Dê Boot com ele.
Assim, estará fora do disco rígido e independente do seu Linux instalado, e todas as suas partições estarão desmontadas. Por isso, o procedimento será seguro e seus dados pessoais não serão modificados.
Na tela de abertura do Live Linux, ou do Gparted, ou do TestDisk, abra um terminal. Se quiser ver as opções do fsck, use o comando:
# fsck --help ou man fsck
Tente simular as possíveis correções, se as houver:
# fsck -n /dev/sdX
Onde "sdX" é o designativo do seu disco rígido, onde está instalado seu Linux.
Para corrigir, execute os comandos:
# fsck -p /dev/sdX OU
# fsck -y /dev/sdX OU
# fsck /dev/sdX
Vamos supor não corrigiu, ou que você recebeu mensagem de "no filesystem" ou de "damaged superblock"... Não conseguiu checar o HD inteiro… Agora vem o principal desta Dica, onde ela complementa os Artigos antigos que publiquei... Vamos tentar corrigir só a partição onde está o Linux.
Localize onde está instalado seu Linux, a partição. Isso pode ser feito no próprio Gparted, ou com os comandos:
# fdisk -l OU
# cfdisk OU
lsblk #funciona como usuário comum
Identificada, vamos supor seu Linux está em sdXY , onde "X" é o designativo do seu HD, e "Y" o número da partição. Então execute o comando apenas na partição com o Linux:
# fsck -p /dev/sdXY OU
# fsck -y /dev/sdXY OU
# fsck /dev/sdXY
Um exemplo prático, seu Linux está na terceira partição, um só HD… "/dev/sdXY" será "/dev/sda3".
4 - CONCLUSÃO E porque O FIZ:
O conteúdo desta dica, que agora publico, salvou meu dia… Eu havia perdido o Boot do meu Sabayon Linux e não conseguia trabalhar nos arquivos aqui da faculdade. Funcionou... Tão bem que estou escrevendo usando o Sabayon Linux.
Até mais, espero ter ajudado!