Pular para o conteúdo

Gambas 2 (parte 3)

Dica publicada em Linux / Introdução
Jose Ribeiro joserribeirojuni
Hits: 9.246 Categoria: Linux Subcategoria: Introdução
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Gambas 2 (parte 3)

Nesse terceiro texto sobre o Gambas2 me aprofundarei em banco de dados. Utilizaremos o Gambas2 interagindo com MySQL. Mostrarei também o componente gb.db.form.

Modificando dados na tabela MySQL com gb.db.form

Crie o banco de dados a seguir, base de dados "artigo", tabela "cadastro".

CREATE TABLE `artigo`.`cadastro` (
  `codigo` integer NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `nome` varchar(50) ,
  PRIMARY KEY (`codigo`)
)
ENGINE = MyISAM;

Bom, feito isso temos agora que criar um novo projeto no Gambas2, lembrando que é necessário adicionar o gb.db que fica no menu Projeto, item Propriedades, aba Componentes. Ative gb.db, ative também o componente gb.db.form, pois utilizaremos mais adiante.

Depois digo: vamos começar a programar. A primeira coisa a fazer é um modulo com o nome "conexao":

PUBLIC bd AS NEW Connection

PUBLIC SUB conectar_banco()
        bd.Type = "mysql"
        bd.User = "root"
        bd.Password = "1"
        bd.Close()
        bd.Name = "artigo"
        bd.Open()
        bd.Begin()
END

Em outros textos eu já detalhei esse módulo. Se existirem dúvidas sobre a função deles leia:
Bom, após o módulo de conexão, começaremos a implementação da programação para efetuar as operações básicas em um bd, como adicionar registros, remover registro, atualizar e por aí vai.

Nem descreverei como fazer cada operação. Ao invés disso apresentarei os componentes gb.db.form, eles são como o navegador de banco de dados.

Faça o seguinte: insira um novo formulário, abra-o e clique na aba "Data" da caixa de ferramentas, insira um datasource, um databrowser e duas datacontrol. Feito isso, o databrowser e as dbcontrol deve estar dentro do datasource.

No datasource, na opção table, coloque "cadastro". No databrowser, na opção "columns", insira "codigo" e "nome".

Nos dbcontrol, na opção "fields", coloque "codigo" em um e "nome" e outra.

Nesse tutorial tive a intenção de mostrar que para programar sistema com db no Linux não é necessário ficar horas criando rotinas e tal, basta apenas utilizar ferramentas apropriadas.

Segue abaixo o sistema funcionando. Requerimentos: ter o MySQL funcionando e o banco de dados criado.

Editando PDF com o Broffice.org Draw

Supertux 0.3.0 no Slackware 11

Zimbra Collaboration Server 7 - Community Edition

Tudo sobre aMSN no Slackware

Entrando com argumentos em shell script

Escolhendo sua cara (distribuição) metade!

Instalando Manjaro Linux

Definindo imagem para o GRUB

Cinelerra no Ubuntu 13.04

Conhecendo a documentação do Debian

Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.