A proposta desta chamada e/ou documento é divulgar o emblema proposto (Glider) para representar toda a cultura e código de ética hacker. Assim como o pinguim representa o Linux, o emblema Glider tem como objetivo representar toda a comunidade hacker dos quais esses grupos fazem parte. O símbolo Glider (do jogo da vida) foi proposto em 2003, desde então seu uso foi massificado e se espalhou dentro da comunidade hacker. Ressalto que o mesmo não representa universalmente os hackers, mesmo porque muitos não concordam com a idéia.
O que é Hacker:
Originário do inglês, o termo é comumente utilizado no português sem modificação. Os hackers utilizam toda a sua inteligência para melhorar softwares de forma legal. Os hackers geralmente são pessoas autodidatas e com alta capacidade mental (chamados de programadores extraordinários). Além da maioria dos hacker serem usuários avançados de Software Livre como o Linux. Vale a pena mencionar que a verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos.
Objetivo do símbolo:
Este emblema glider tem como objetivo informar a todos que você está se associando a cultura hacker (consulte a ética hacker ao final deste texto). Isso não significa exatamente que você seja um hacker, este é um título de honra que deve ser conferido pelos outros e não auto-assumido (você não deve se auto-intitular um hacker).
Ao utilizar este símbolo, você expressa a sua simpatia e admiração pelas pessoas que utilizam o conhecimento para ajudar as pessoas e contribuir para um mundo melhor.
Pois em 2009 o número de vírus de computador ultrapassará a marca de 1 milhão de praga virtuais. Se todos os agentes antivírus fossem substituído pelo FightAids será que não teríamos um avanço significativo na cura da AIDS?
Para quem desconhece, FightAids é um projeto onde podemos usar o tempo ocioso dos nossos computadores no auxílio do descobrimento de novas potenciais drogas moleculares que ajudaram no combate do H.I.V.
Pessoas que gostam de se exibir de maneira nada criativa utilizando o conhecimento para roubar senhas, prejudicar o próximos, obter informações não autorizadas "NÃO DEVEM UTILIZAR ESTE EMBLEMA"!
Glider: Como posso usá-lo?
O glider não possui copyright ou trademark. A maneira recomendada para usá-lo é em uma página, com uma imagem e um link para essa página ou diretamente para How To Become A Hacker (http://www.catb.org/%7Eesr/faqs/hacker-howto.html). Segue aqui um pedaço de código XHTML que você pode colar em uma página.
[3] Comentário enviado por Gabriel_Silva em 21/05/2008 - 02:32h
Não sei como este tipo de coisa vem parar aqui no VOL, não leva a mal Cabelo, mas parece que você só participa desta comunidade para se auto promover, todos os seus artigos e dicas são recheados de suas fotos, as vezes acho que isto aqui é mais um Orkut, e sempre tem um monte de baba ovo por aqui, pelo amor de Deus, vamos tentar fazer menas poluição visual por aqui, basta o monte de ADS que tem no site.
[5] Comentário enviado por jborda em 21/05/2008 - 08:36h
Somente instituições sérias, agindo com ética são capazes de retirar essa (má) fama que os hackers tem e mostrar a todos a diferença entre hackers e bandidos.
[7] Comentário enviado por KelvinVicente em 21/05/2008 - 13:30h
Artigo muito bom ^c^
Só aumentando um pouco: =]
Hacker originou-se pelos lenhadores que tinham a habilidade de abrir a madeira para a construção de moveis.
O termo só foi usado novamente quando Ken Thompson e Dennis Ritchie abriram o código-fonte de seu sistema operacional, sendo então utilizado para designar pessoas que possuem a habilidade de abrir seus códigos.
O termo hacker não é designado apenas na área de informática, mas em toda e qualquer área. Hackers são pessoas que tem prazer no conhecimento e buscam a partir disto auxiliar outras pessoas.
[9] Comentário enviado por izavos em 21/05/2008 - 14:47h
Muito bom seu artigo e disso que necessitamos de textos mais claros e objetivos. O mais fascinante de tudo em meio a essa revolução que a massificação da tecnologia proporciona nos dias de hoje é a possibilidade de conectar com diferentes pessoas do muindo com visão, cultura e experiencias de vida totalmente diferentes e mesmo assim unidos por ideais universais. Pessoas da Asia central, Asia menor, És-republicas Soviéticas, Sul Americanos, Africanos entre outros podem e vão contribuir para a melhoria do muindo. Se este simbolo representa tudo isso pode contar com meu apoio e certamente de muitos outros. Nunca esquecer do manifesto Hack e um dever de todos:
"Nós exploramos...e você nos chama de criminosos. Nós buscamos por conhecimento...e você nos chama de criminosos. Nós existimos sem cor de pele, sem nacionalidade, sem preconceito religioso...e você nos chama de criminosos. Você constrói bombas atômicas, você empreende guerras, você assassina, engana, e mente a nós e tenta nos fazer acreditar que é para nosso próprio bem, contudo nós somos os criminosos. Sim, eu sou um criminoso. Meu crime é a curiosidade. Meu crime é o de julgar as pessoas pelo que eles dizem e pensam, não como eles se parecem. Meu crime é desafiar e anganar vocês, algo que você nunca me perdoará. Eu sou um hacker, e este é meu manifesto. Você pode parar este indivíduo, mas você não nos pode parar todos nós...afinal de contas, nós somos todo semelhantes."
Esse manifesto e atribuído ao “"The Mentor", um tanto radical na minha opinião mais realístico.
[13] Comentário enviado por femars em 23/02/2009 - 10:52h
Legal a sua iniciativa... mas concordo com amigo que disse que vc se promove mto, e tb nao curti a idéia de vc mudar os links dos simbolos do html para seu artigo.... mas é só a minha opnião, mas pelomenos vc trouxe um pouquinho de verdade nao é msmo?!