Habilitando o preview de áudio do Nautilus no Debian

Publicado por edps em 19/07/2010

[ Hits: 6.524 ]

Blog: https://edpsblog.wordpress.com/

 


Habilitando o preview de áudio do Nautilus no Debian



O preview de áudio do Nautilus é possível instalando alguns pacotes necessários para o playback. Quando esses pacotes não estão instalados, as mensagens de erro são semelhantes às listadas abaixo e ficam localizadas no arquivo ~/.xsession-errors:

sh: ogg123: command not found
sh: play: command not found
sh: mpg123: command not found


O primeiro refere-se ao preview de um arquivo .ogg, o segundo para um arquivo .wav e o terceiro quando tentamos pré-visualizar um arquivo .mp3. Isso pode ser corrigido facilmente com a instalação dos seguintes pacotes:

sudo apt-get install vorbis-tools sox mpg123

Ou instalando o pacote gstreamer0.10-tools:

sudo apt-get install gstreamer0.10-tools

Feito isto basta parar o cursor do mouse em cima de um arquivo de áudio que o som será tocado automaticamente.

Referência:
Outras dicas deste autor

Instalação do driver da nVidia no sidux

Acelerando (ainda mais) a abertura do LibreOffice

Disk Manager: gerenciamento automático de partições

Kernel 3.19.3-smp no Slackware Current

Configuração de Servidor Debian Squeeze

Leitura recomendada

Instalando Discord no Debian 12

Ambiente gráfico LXQt no Ubuntu

Visualizando compartilhamentos samba com smb4k

Imprimindo fotos em lote com gnome-photo-printer

Instalando o Real Player no Debian Lenny

  

Comentários
[1] Comentário enviado por pinduvoz em 19/07/2010 - 12:30h

Eu tinha feito uma dica igual, ou quase.

Na minha, instala-se também o pulseaudio.

http://vivaolinux.com.br/dica/Configurando-o-Audio-Preview-do-Nautilus-no-Debian-5.0-(Lenny)/

[2] Comentário enviado por removido em 19/07/2010 - 12:48h

pinduvoz,

não tenho o pulseaudio instalado (só o alsa-base e alsa-utils), pode ser porque sempre faço a instalação a partir do NetInstall.

[3] Comentário enviado por pinduvoz em 19/07/2010 - 18:40h

Mesmo instalando o Debian Gnome completo (marcar a opção "desktop", se bem me lembro), o pulseaudio não será instalado. E o engraçado é que quando tentei fazer o preview de áudio funcionar só consegui com ele (pulseaudio), ou seja, tal como postei na dica.

[4] Comentário enviado por removido em 19/07/2010 - 19:09h

Desse citados na sua dica eu só tinha instalado o mpg321 e o libasound2 (no seu caso está libasound2-plugins). Somente agora é que instalei o mpg123, mas estava funcionando. Esse pacote gstreamer0.10-tools que citei também não tenho instalado.

Eu não instalo o Debian completo, uso script para instalar automaticamente só o que quero e pode ser por isso que o pulseaudio não esteja instalado.

Noutro dia baixei o CD1 com Gnome, aí instalou uma pancada de coisas que tive que remover depois (Evolution, Gimp, etc), além de ter demorado muito a instalação, por isso prefiro o NetInstall.

[5] Comentário enviado por eduengler em 28/09/2013 - 13:18h

Dica ainda muito atual...
eu ainda aconselho a retirar o totem, pra quem estiver com bug junto ao caja.




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts