Olá pessoas,
Vou começar essa dica falando que todo o processo de instalação seja observado com calma, pois são aquelas mensagens que não percebemos que causam vários problemas.
Mas vamos lá:
Recentemente tirei totalmente o Windows da minha máquina para deixá-la rodando com o único sistema operacional que acredito que seja bom. Tenho a distribuição
Ubuntu, que é basicamente um novo Debian, e precisei instalar o Oracle na máquina, mesmo com todos me dizendo que Oracle é complicado instalar, que Oracle não é bom para versões que não sejam o Red Hat ou o SuSE ou todo tipo de comentário desanimador que possam imaginar. Mas mesmo assim fui contra todos e com a cara e coragem fui instalar o Oracle na minha máquina um Ubuntu.
Pessoal, nunca passei tanto desespero para instalar o banco de dados, vocês tem idéia que fiquei 3 semanas contadas até mesmo horas e horas de finais de semana para instalar o Oracle!? Pois é, fiquei tudo isso para descobrir que não tem nenhum segredo e que no Ubuntu é mais fácil do que tirar doce de criança.
A seguir irei mostrar como funciona.
Antigamente o site da Oracle recomendava o uso do banco de dados no Windows desde que seja uma máquina extraordinariamente "cara" e
Linux desde que seja o Red Hat, mas agora de tanto ouvir reclamações eles colocaram a distribuição Debian (uso o Ubuntu, que é praticamente a mesma coisa).
Então pessoas do Debian, vamos usar, usar e usar.
Primeiro passo vamos baixar o Oracle no próprio site deles (obvio né ):
Nesse site você precisa aceitar a licença de uso (obrigatório) e assim você poderá escolher qual Oracle você quer.
Escolhi a versão
Oracle Database 10g Express Edition (Universal) pois nesse caso é para instalar o banco completo na sua máquina com o suporte a vários idiomas.
Existe dois arquivos para baixar: "oracle-xe-univ-10.2.0.1-1.0.i386.rpm " e "oracle-xe-universal_10.2.0.1-1.0_i386.deb". Caso você não seja expert em Linux, o melhor e baixar a versão .deb, que faz praticamente tudo sozinho.
Claro que você precisa se registrar no site da Oracle para ter acesso a downloads e FAQ, mas fica tranqüilo que é free.
Depois de fazer o download execute ele.
Dê um clique para ele te mostrar onde e como está instalando os pacotes. Depois abra um terminal e digite o seguinte:
$ cd /etc/init.d/
$ ./oracle-xe configure
Pronto, agora ele pedirá qual porta você vai usar para se conectar, geralmente ele já te mostra um exemplo de porta, mas se não pode usar a "8080".
Depois ele pede qual e a porta de comunicação, "1521". Depois ele pede para você a senha que usará para root (dba). Sugiro que grave essa senha até na cueca, pois se perdê-la não imagina a dor de cabeça que terá.
Depois de tudo feito, vá ate a barra de tarefa "aplicação":
- Oracle Data Base;
- Ir para home page do banco de dados;
- Coloque o login de dba """""System""""";
- Coloque a senha que você definiu na instalação (cara não me diga que você não lembra);
- Pronto, você já esta rodando o Oracle!
Para executar comandos SQL você pode ter um programa de SGBD ou mesmo um
SQLPLUS, que já vem na instalação do Oracle.
Caso queira o SQLPlus é simples para conectar:
$ conenct system
(senha de dba)
Caso queira conectar com outros usuários e só criá-los pelo home page do banco de dados.
Sugestões ou dúvidas sempre serão bem vindas.
Abraços