Vamos abordar um tema rápido, fácil e prático e que nos deparamos em muitas ocasiões.
Muitos podem achar estranho, mas ele lembra um pouco os .EXE do Windows. Em muitas distros ele funciona com dois cliques do mouse. Mas como amamos a diferença e a certeza de um trabalho bem feito, por padrão instalamos os .bin também por linha de comando. Isso mesmo, linha de comando (TERMINAL nossa ferramenta mais poderosa).
Abro aqui um parêntesis: servidores Unix/Linux, não sei se já havia comentado, em sua grande maioria são administrados em modo texto e não gráfico, daí o porque nos acostumarmos a usar tudo por linha de comando.
Vamos criar um nome imaginário para nosso arquivo binário que será instalado em nossa sistema... hummm... que tal teste.bin?!
Primeiro temos que baixar o arquivo e deixá-lo local em nossa máquina. Feito isso acessaremos o diretório onde o baixamos e vamos rodar a seguinte linha de comando:
# chmod +x teste.bin
(Percebe-se que estamos logados como root para esta tarefa "#").
Após isso podemos instalar o binário teste.bin. Como?
# ./teste.bin
E dependendo do aplicativo/software a ser instalado, aguardar suas instruções.
Mais uma dica fácil que funciona como receita de bolo.
[1] Comentário enviado por albfneto em 14/08/2008 - 18:46h
Essas dicas simples são sempre interessantes, os iniciantes sempre precisam. O duro é que muitas vezes, não procuram aqui e já vão logo postando perguntas muito simples.
[2] Comentário enviado por birolinux em 15/08/2008 - 02:16h
Eu gostaria de saber como fazer uma instalação automática de um arquivo bin ou outro script via script, como resolver por exemplo quando no caso do plugin flash9 que pede para digitar enter 2x depois apontar para o caminho da instalação e depois um y (yes) e enter e um n ( not) e enter.
[5] Comentário enviado por darkchet em 17/08/2009 - 18:24h
Nesse caso você tem que procurar um script de desinstalação. Se acompanhar algum README com o software a informação pode estar lá. Eu também tive uma certa dificuldade de desisntalar o RealPlayer, mas procurei na documentação e descobri que há um script de desinstalação.