Instalando o Dolphin e deixando-o "pretinho" acompanhando o tema escuro do Gnome-Shell
O Dolphin é o navegador de arquivos padrão do KDE mas também pode ser usado em outras interfaces gráficas sem ter que baixar todo o ambiente do KDE para tal.
O Arquivos ou Nautilus do Gnome é bastante funcional, tem o Sushi como preview de áudio, vídeo e documentos mas peca em algumas coisas, como não poder ter uma tamanho de ícones ajustável "ao gosto do cliente" (tem mas é em "saltos") ou uma opção direta de ejetar um dispositivo USB. No Nautilus o que ocorre é primeiro "desconectar" o dispositivo para depois ejetá-lo, desligando a energia do mesmo. O Dolphin faz isso de modo direto MAS não tem o Sushi para dar preview de arquivos; entretanto possui outras funcionalidades que podem despertar o interesse de quem é "mexedor" no sistema.
Para instalar o Dolphin basta usar o seu gerenciador de pacotes e instalar os pacotes dolphin e konsole. Há outros, como o qt5ct e o pacote kvantum de temas para deixar o Dolphin ajustado ao tema que está sendo usado pelo usuário no Gnome-Shell. Aqui vou mostrar como deixar a janela do Dolphin "escurinha" para ajustar-se ao tema escuro em uso no Gnome pois, sem esses procedimentos, a aparência vai ficar de tal forma que a visualização ficará prejudicada, ou toda branca:
ou toda preta com o painel de visualização com fundo branco:
Atenção que os 3 últimos pacotes podem ter nomes diferentes dependendo da distribuição, então altere os mesmos de acordo com a situação. Uma vez instalados, reinicie a máquina. Abra o Terminal e digite qt5ct:
Na aba Aparência deixe conforme mostrado, selecionando a opção de estilo Kvantum e o esquema de cores Darker. Se quiser ir um pouco à frente, na aba Tema de Ícones escolha um tema que você já tenha instalado no seu sistema.
Aplique as mudanças a cada vez que fizer uma fechando e abrindo o configurador E o Dolphin para ver como ficou a aparência. O uso desse configurador de qt5 pode também "afetar" outros programas que usam QT, como o próprio Konsole que também foi instalado.
O vídeo abaixo mostra mais opções de configuração como integrar o Dolphin como o gerenciador de arquivos padrão do Gnome-Shell.