O Picasa é uma ferramenta do Google para indexação de imagens e edição simples. A última versão está repleta de novas utilidades, que simplificam bastante a vida do usuário que quer fazer alguma alteração em uma imagem porém não possui habilidade no GIMP ou ferramentas similares.
O Picasa 3 está repleto de novidades, entre elas a que mais gostei foi que finalmente consertaram o suporte a PNG, que era horrível. A versão para GNU/Linux ainda é beta, mas nada desesperador :)
Melhor integração com o Picasa Web Álbuns;
Melhor carregamento com o upload e optimização de largura de banda;
Nova ferramenta para remover manchas e melhorar a qualidade fotográfica;
Melhorou ferramenta de Colagem, que permite que você tenha total controle sobre sua colagem artística e conteúdo de layout;
Auto olho-vermelho: o mesmo resultado, menos trabalho para você;
Ele estará na aba de gráficos. Após a abertura, ele começará a indexar suas imagens no disco. Nesta versão ele irá catalogar até as imagens em PNG, coisa que as versões anteriores só faziam manualmente.
E ainda, existe o repositório do google (http://www.google.com/linuxrepositories/yum.html). Com ele configurado, você poderia executar apenas "yum install picasa" e ele baixaria e instalaria todas as dependências do pacote (o wine por exemplo). Além disso, sempre que tiver versões novas, o yum iria atualizar.
[2] Comentário enviado por rauhmaru em 05/01/2009 - 10:57h
Olá,
Sim, a parte de tornar executável é apenas para padronizar. Só pra facilitar a complementação do nome com o TAB =D (é um hábito na verdade);
Sobre a instalação sem o download eu prefiro guardar os pacotes. Sempre deixo os pacotes que instalo sem ser pelo YaST guardados. Desse modo eu posso recolocá-los caso precise de formatar a partição raiz.
E sobre o repositório do Google, a versão atual que consta lá não é a 3, e sim a 2.7.
[4] Comentário enviado por erikpaixao18 em 05/01/2009 - 19:27h
A maioria dos programas do Google para o Linux são gambiarras mal feitas dos programas Windows.
Quando saiu a primeira versão do Picasa para Linux fiquei todo feliz, mas logo que instalei me decepcionei. Não tinha metade dos recursos do nativo para Windows.
Como eu sabia que a coisa era a partir do Wine, preferi desistalar a versão linux e instalei a do Windows com o Wine. Ficou com todos os recursos e ainda mais rápido e bonito.
[5] Comentário enviado por rauhmaru em 05/01/2009 - 21:17h
Não sei como está a versão para Windows, creio que esteja melhor do que a para GNU/Linux - principalmente pelo fato de que esta (3 beta) está totalmente em inglês.
Estou usando e confesso que gostei muito. O recurso de colagem melhorou bastante e o suporte a PNG desta vez funciona.