Pular para o conteúdo

Instalando os Add-ons do VirtualBox no CentOS

Dica publicada em Linux / Configuração
Eduardo Mozart de Oliveira eduardomozart
Hits: 15.293 Categoria: Linux Subcategoria: Configuração
  • Indicar
  • Impressora
  • Denunciar

Instalando os Add-ons do VirtualBox no CentOS

Com o CentOS instalado, abra o VirtualBox e, no menu Dispositivos, selecione "Instalar Adicionais para convidado"...
Você pode verificar a versão instalada dos Add-ons listando o conteúdo do diretório /opt.

ls /opt

Precisamos nos certificar que o kernel da máquina virtual está atualizado e, após a atualização, reiniciarmos o servidor.

# yum update
# reboot


Após reiniciarmos o computador, precisamos instalar os pacotes do grupo "Development tools", kernel-devel e kernel-headers para podermos instalar os Add-ons. Use os comandos:

# yum groupinstall "Development Tools"
# yum install kernel-devel kernel-headers


Precisamos apontar a variável KERN_DIR para o diretório onde o kernel do CentOS se encontra para não retornar **KERN_DIR does not point to a directory** durante a instalação.

# export KERN_DIR=/usr/src/kernels/$(uname -r)

Agora podemos montar o disco de instalação dos Add-ons com o comando:

# mount /dev/cdrom /media

Agora, tudo o que precisamos fazer é executar o instalador do VirtualBox.

# cd /media
# ./VBoxLinuxAdditions.run


A instalação deverá ocorrer sem nenhum **FAILED**, com exceção dos drivers do Window (modo gráfico) caso você instalou o servidor em modo texto.

Referências

* DigitalDev - Instalando o Guest Additions do VirtualBox no CentOS 6.2. Disponível em: <http://www.digitaldev.com.br/2012/03/13/instalando-o-guest-additions-do-virtualbox-no-centos-6-2/>

* If not true then false - VirtualBox Guest Additions on Fedora 17/16, CentOS/RHEL 6.3/5.8. Disponível em: <http://www.if-not-true-then-false.com/2010/install-virtualbox-guest-additions-on-fedora-centos-red-hat-rhel/>

* CentOS Wiki (oficial) - CentOS as a Guest OS in VirtualBox. Disponível em: <http://wiki.centos.org/HowTos/Virtualization/VirtualBox/CentOSguest>

Instalando o Spark IM no Ubuntu

Como criar pacotes RPM ou DEB pelo código-fonte utilizando FPM (Ruby on Rails)

dolphin-emu gamepad not working since upgrade to 5.0 [Resolvido]

Acessando desktop do Debian 8 (Jessie) remotamente através do TightVNC

Downgrade de versões do Wine e LibreOffice instaladas à partir de repositórios PPA no Ubuntu 14.04 LTS

Corrigindo as fontes feias no Chromium (Chrome) no Debian XFCE

Configuração do modem Huawei E156 no Mandriva Linux 2009

Desabilitar tela de dicas de atalhos de teclado do Ubuntu 12.04

Melhorias sutis no Fedora Xfce Spin

Fedora Core 5 rodando XGL (desktop 3D)

Nenhum comentário foi encontrado.

Contribuir com comentário

Entre na sua conta para comentar.