Bem pessoal, tudo começou quando meu professor de ICC (Introdução a Ciência da Computação) solicitou que eu fizesse um trabalho abordando a máquina virtual Java.
Após algumas horas de pesquisas e outras resumindo o assunto, obtive como resultado o texto que se segue. Vale dizer que utilizei as minhas próprias palavras para descrever o todo o funcionamento da
JVM e que qualquer dúvida que haja após a leitura poderá ser retirada comigo ou no site
java.com ou
sun.com.
Antes da JVM vou abordar rapidamente a linguagem propriamente dita:
JAVA - é o nome da linguagem de programação que possibilita ao programadores construírem códigos que sejam compreendidos pelas JVMs. Esta linguagem foi desenvolvida por uma equipe de programadores, cujo o líder era James Gosling, na empresa Sun Microsystems.
Algumas das principais características desta linguagem é a orientação a objeto e ao contrário das linguagens mais comuns, onde o programa é compilado diretamente para um código nativo para ser executado sem intermédio pelo sistema operacional do equipamento, na linguagem Java o programa é compilado para um bytecode que será executado pela JVM, não tendo o programa nenhuma interação direta com o sistema operacional.
Máquina Virtual Java
JVM - ( JAVA VIRTUAL MACHINE) é o aplicativo responsável por carregar e executar todos os programas Java, isto é possível pois o JVM converte os bytecodes em códigos que a máquina pode executar. Todas as solicitações enviadas pelo programa java são gerenciadas pela JVM, todas passo-a-passo.
PORTABILIDADE, a principal vantagem em se utilizar JVMs para execução de programas é o fato deste programa poderem ser executados em qualquer plataforma, ou seja, podemos executá-los em diferentes sistemas operacionais. Para isso precisamos apenas ter uma JVM instalada.
Funcionamento das JVMs
Funcionamento das JVMs, conforme figura 1, os programas em Java são desenvolvidos pelos programadores sem nenhuma preocupação com relação às plataformas nas quais os mesmos serão usados, sejam 32 ou 64 bits, RISK ou CISC, sistema operacional proprietário ou livre.
Figura 1
Características principais da linguagem Java
- Orientação a objeto;
- Portabilidade, independe do hardware ou do sistema operacional;
- Recursos de rede, várias bibliotecas disponíveis relacionados aos protocolos TCP/IP, HTTP e FTP;
- Segurança, executa programas em rede com restrição de execução.
Exemplos de aplicativos Java:
- Programa da declaração de ajuste anual do imposto de renda fornecido pela receita federal;
- Sistema de segurança do Banco do Brasil na WEB;
- Aplicações instaláveis em celulares.
Conclusão:
Os fatos aqui apresentados e muitos outros não enfatizados neste tema fazem do Java e da JVM a linguagem de programação e máquina virtual (respectivamente) mais usada na atualidade. Sua utilização abrange inclusive a grande maioria dos dispositivos móveis, como celulares, netbooks, dispositivos 3G e outros.