Ligando a Máquina

Publicado por Perfil removido em 30/06/2006

[ Hits: 10.385 ]

 


Ligando a Máquina



Com a possibilidade de agendar praticamente qualquer tarefa usando o Cron e, com ele, por meio de scripts, acionar qualquer outro programa ou seqüência de comandos, a presença do usuário diante do computador deixou de ser uma exigência para ser uma opção.

Por exemplo, com os recursos acima mencionados, é possível conectar-se à Internet usando o Wvdial (discador em modo texto), fazer downloads usando o Wget, e, por fim, desligar o computador, tudo na exata hora desejada, sem mesmo estar por perto.

O único incoveniente é que, pra tudo funcionar, você precisa que o seu computador esteja ligado, certo? Não mais.

Alguns modelos de algumas placas-mãe dispõem de um recurso para ligar o computador em data e hora programados, no estilo dd/mm/aa - hh/mm/ss. Com mais essa possibilidade, ampliam-se os horizontes da utilização automatizada do computador, bem como abrem-se outras possibilidades para o acesso remoto via software.

Para que tudo funcione, além de placa-mãe com o referido recurso, você precisará de um gabinete ATX e também deverá manter o estabilizador/no-break ligado. Sem estes requisitos não funcionará.

Então, você que é um feliz proprietário de um PC com todos os requisitos acima, proceda como se segue:

Alerta: O Setup é um local onde qualquer alteração errada poderá trazer problemas para o funcionamento do computador. Não faça nada se você não tiver certeza. Na dúvida, peça ajuda a alguém que saiba, ou continue por sua conta e risco.

Reinicie o computador e, logo após o primeiro sinal de boot, pressione repetidamente a tecla "Del".

A tela/interface do Setup é diferente nas várias marcas/modelos de placas-mãe disponíveis no mercado. Todavia, de um modo geral, seguem um mesmo padrão quanto aos nomes dos dispositivos e regras gerais. Para navegar dentro do Setup, você terá que usar a tecla "Esc", as setas de navegação, o sinal de adição "+" e subtração "-", bem como a tecla Enter. Outra tecla útil é a "F10", usada para para salvar as alterações. Leia as mensagens e orientações disponíveis dentro da sua tela.

Vá até a aba "Power" ou equivalente. Veja imagem abaixo da minha tela - Placa mãe Asus A7V700:


Navegue até a opção (se existir) Automatic Power Up, ou equivalente. Dentro desta opção, altere os valores referentes a data, dentro daquilo que lhe for conveniente. Use as setas pra navegar, a tecla "Enter" pra selecionar e "+" ou "-" para alterar valores e novamente "Enter" para confirmar. Detalhe, estes comandos podem variar conforme marca/modelo da placa.

Finalmente, navegue até a opção "Time", ou equivalente, e altere as opções conforme lhe convier. Pressione "F10", confirme as alterações e reinicie o computador. Veja:


Concluídos estes passos, na data e hora determinada, seu computador vai ligar e carregar o sistema operacional. Os demais processos que ele irá executar, como conectar-se à internet, fazer backup, downloads etc, dependerá das instruções que você deixar agendado.

Observações:
  • Os usuários avançados certamente julgarão minhas explicações muito detalhadas. Concordo! Elas o são para que os novatos tenham a chance de experimentar por conta própria esse recurso se assim o desejarem;
  • Recomendo a leitura do material contido nos links abaixo.

Sobre o Cron:
Sobre o Wget:
Sobre o Wvdial:
Sobre Shell Script:
Sobre Desligamento de Computadores:
Sobre Acesso Remoto à Computadores (VNC):
Sobre Hardware de PC's:
Abraço,

Wesley Caiapó

Outras dicas deste autor

Configurando um servidor de cache DNS no Mandriva/Fedora

Arrumando as horas no FreeBSD

Rodando MAME Plus

Como corrigir o erro "mount: wrong fs type, bad option, bad superblock" em NTFS

Resolvendo o problema do apt-get: NO_PUBKEY

Leitura recomendada

"Resetando" o mapa de teclado ABNT2 no X

Configurar teclado ABNT2 no Slackware 14 - 64 bits

SIS M67x no Ubuntu 10.04

Driver spca5xx (webcam) pré-compilado para Slackware

Usando seu velho Zip Drive em Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 30/06/2006 - 15:47h

Para aqueles que desejam ampliar ainda mais os horizontes dessa dica, recomendo a leitura do excelente artigo do Dário "Drdoom" José M. Coutinho: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4681

O artigo acima citado foi publicado há algumas semanas e já tratava do conteúdo que foi publicado nessa minha dica e é muito mais completo. No caso, o texto dá uma aula completa de como automatizar vários procedimentos, tais como ligar, conectar em hora pré-determinada, desconectar idem, acionar programas e muito mais. Vale a pena conferir.

Só comunico aos críticos de plantão, que essa minha dica foi enviada antes da pulicação do referido artigo. Penso que eu e o Drdoom tivemos a idéia ao mesmo tempo.

[]s!

Wesley Caiapó

[2] Comentário enviado por removido em 01/07/2006 - 04:03h

Oi, estava testando aqui na minha máquina (placa mãe SOYO SY-P4VGM) e to fazendo esse comentário que na verdade é uma observação bastante boba.

Se for definida uma senha no Setup para sempre pedi-lá antes mesmo de carregar alguma mídia, ela tem que ser retirada (a senha) senão a coisa não liga =P (senha só para entrar no setup agora). Tenho que colocar uma grade de ferro em volta do gabinete para ninguém mecher mais e definir senha no LILO, mudar as dos usuários e do root (segurança total hehehe).

É isso aí então, inté!

[3] Comentário enviado por drdoom em 04/07/2006 - 11:20h

Concordo, é isso ae "Dr"! O conhecimento é complementar e escalonável.
Acho que aqui no VOL deveria ter uma ferramenta para atualização dos artigos.

:D



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts