O
Mercury Messenger é um novo cliente de MSN Messenger e Jabber, foi criado totalmente em Java e é extremamente robusto e com várias opções interessantes.
Você verá como instalar o Mercury Messenger e como utilizá-lo, e verá também alguns recursos deste poderoso cliente messenger.
Introdução ao Mercury Messenger
Porque eu iniciei um tutorial falando de um messenger, bom, uma das grandes travas quando se trata de uma total migração para o software livre é abrir mão de algumas funcionalidades, como o MSN messenger que possui suporte a webcam e voz. Quando alguém, um usuário final por exemplo, migra para o
Linux, depara-se que o seu messenger, na maior parte das vezes, o
aMSN ou
Gaim, ou não possuem a capacidade de acionar todas as suas capacidades, ou para isto requer uso de magia negra, entenda-se compilação de bibliotecas, para conseguí-lo.
Devido a tal problema surgiu uma proposta muito boa de messenger, o Mercury Messenger, este é um cliente de MSN messenger e Jabber, bastante robusto e poderoso. Possui diversas funcionalidades como visualização de webcam dos usuários, recebimento e transmissão de winks, inserção de emoticons personalizados, entre outras.
Não conecta a todas as redes como o Gaim, ou a interface muito semelhante ao do aMSN, porém para os protocolos MSN e Jabber, se mostra extremamente eficaz, pois é capaz de enviar e receber Winks, é capaz de receber e enviar emoticons animados, possui total customização de sua interface, é portável para Mac OS, Windows e Linux, além disso, sem a menor dificuldade é capaz de exibir a webcam das pessoas.
Instalando o Mercury
A instalação do Mercury Messenger é realmente simples, em qualquer versão. O mercury messenger pode ser encontrado no endereço:
Existem diversas versões que podem estar disponíveis para você, se você é usuário do Ubuntu/Kurumin/Debian, utilize a versão Debian, se você é usuário Conectiva/Red Hat/Fedora, utilize a versão Red Hat, para as demais, utilize a versão Slackware.
No meu caso eu instalei em um Ubuntu com Blackdown Java. Rodou perfeitamente a instalação.
Se você não possui uma JVM, então você tem duas alternativas, ou você baixa uma JVM e instala o Mercury após isto, ou instala o Mercury versão 1709 com a máquina virtual embutida nele.
Usando seu Mercury pela primeira vez.
O Mercury Messenger tem uma interface bem diferente de outros clientes messenger, mas assemelha-se muito ao Gaim na riqueza de recursos.
Existem 3 tipos de configuração no Mercury:
Configurações de Conta:
- Configuração de apelido: podem ser várias linhas e o MSN vai trocando de nick, possui os recursos do MSN Plus. Permite a mensagem estendida
- Minha imagem: Permite colocar uma imagem na sua conta messenger.
- Amigos: Permite que você remova, seus falsos amigos (pessoas que não tem seu nome no messenger deles, adicionar os amigos enganados (amigos que tem seu nome na lista, mas você não tem o nome deles), e os amigos fantasmas (isso é o fato mais interessante, pois aí que o Gaim dá erro, ele adiciona contatos que nem você nem a outra pessoa tem mais o MSN, no Mercury estes contatos podem ser removidos da base do MSN).
- Lista de Contatos: Você pode fazer diversas configurações desde ordenação da lista, por grupos ou estado, ambos, omitir contatos offline, entre outras configurações.
- Interface do usuário: Permite que você altere as cores para usuários falsos amigos, usuários com webcam, outras pessoas que também utilizam Mercury, pessoas que possuem o spaces (http://spaces.msn.com) atualizados entre diversas opções.
- Eventos: basicamente a manipulação de eventos com cada contato, como sons, tremidas na tela e registros em log.
- Registros: como será registrado as informações de um contato, num arquivo de conversas.
- Comportamento: Se você deseja auto-aceitar os contatos e quer ser notificado se algum contato lhe excluir.
Configurações visuais e configurações gerais.