Minicom é um software livre ideal para configuração de equipamentos ativos de rede (switch e roteadores) via porta serial ou USB.
Quando precisamos configurar um equipamento de rede (switch ou roteador) por ter perdido sua configuração ou mesmo efetuar uma alteração de versão do SO, o que é recomendado fazer via console, e estamos no cliente e não há um micro a disposição, basta termos um notebook para esse tipo de trabalho.
Esse aplicativo pode fazer essa tarefa sem problemas e ainda melhor que o
Hiperterminal, do outro lado da força.
Onde baixar:
Configurando:
# minicom -s
1) Escolha a opção "configuração da porta serial" conforme ilustrado abaixo:
2) Tecle a letra "A" e altere de acordo com sua serial, que pode ser:
- /dev/ttyS0 - serial com1
- /dev/ttyS1 - serial com2
- /dev/ttyUSB0 - caso o micro/notebook não tenha serial, a instalação pode ser feita pela USB, bastando acrescentar um adaptador USB/Serial. Quando o dispositivo for ligado, deve ser verificado no diretório /dev qual interface foi acrescentada. No exemplo a USB0.
Teclas F e G, manter como modelo abaixo.
3) Tecle a letra "E" e altere para 9600 8N1 para equipamentos Cisco e 19200 8N1 para 3com.
- A - Dispositivo Serial : /dev/ttyS0
- B - Localização do Arquivo de Travamento : /var/lock
- C - Programa de Entrada :
- D - Programa de Saída :
- E - Bps/Paridade/Bits : 9600 8N1
- F - Controle de Fluxo por Hardware : Não
- G - Controle de Fluxo por Software : Não
Alterar de acordo com sua configuração.
4) Altere a configuração, salve como padrão e teste. Caso a comunicação não se estabeleça, verifique as ligações entre o equipamento de rede e o computador e altere se for o caso a configuração através das teclas Ctrl + A Z.
Boa noite,
Tentei usar meu minicom com a configuração padrão /dev/ttyUSB0 9600 8N1 sem controle de fluxo mas o terminal fica todo embaralhado quando eu inicio o minicom, alterei a velocidade da porta para todas as outras velocidades mas continua da mesma maneira. Alguém que já passou por isso, pode me ajudar ? Obrigado.