Dessa forma, para que seja possível aplicar os procedimentos aqui indicados e montar a pasta do servidor localmente, veja se seu sistema já está devidamente configurado conforme dica anterior.
Para executar essa dica, siga os seguintes passos:
1) Abra o YaST e vá em "Serviços de Rede\Participação no Domínio Windows";
2) Na tela que abrir clique em "Configurações avançadas...";
3) Na nova tela, clique no botão "Adicionar" para informar os parâmetros da opção "Montar diretórios do servidor";
4) Na tela que abrir informe os dados de seu servidor. Nesse exemplo serão usados o seguintes:
Nome do Servidor: Srv01;
Caminho remoto: docs (esse é o nome de compartilhamento da pasta no servidor);
ponto de montagem: /home/%(DOMAIN_NAME)/%(DOMAIN_USER)/Documentos/
user: %(DOMAIN_USER);
nome de usuário: em branco;
Alguns comentários sobre "ponto de montagem":
O parâmetro %(DOMAIN_NAME) obtém o nome do domínio e o %(DOMAIN_USER) o do usuário do domínio. Por padrão, ao se adicionar uma máquina com openSUSE a um domínio Windows, o Samba é configurado para criar as pastas do usuário no seguinte diretório: /home/domínio/usuário
Por isso recomendo manter o padrão /home/%(DOMAIN_NAME)/%(DOMAIN_USER)/ para os mapeamentos.
5) Feito todos os passos acima, basta reiniciar a máquina e usufruir da pasta do servidor montada localmente. Também é possível obter maiores informações sobre parâmetros no manual do pacote "pam_mount" com o comando "man pam_mount.conf", lembrado que o mesmo só estará disponível após a instalação do pacote "pam_mount" que é feita automaticamente ao final do processo acima.
Todos os direitos de acesso atribuídos a pasta no servidor são seguidos pelo samba, então não precisa se preocupar com as permissões localmente, basta configurar no servidor.
Seria isso.
Cordialmente;
Claudir Pereira dos Santos - Claupers
Matelândia - PR
[1] Comentário enviado por rgamalho em 09/01/2012 - 16:19h
Boa tarde Claudir!
Sei que essa dica já tem bastante tempo, mas, o que devo modificar no procedimento para que funcione no openSUSE 12.1? Tenho tentado de todas as formas fazer com que funcione e não consigo. Simplesmente, não funciona!
As máquinas já estão inseridas no domínio, meus usuários logam normalmente, mas, montar automaticamente as pastas tem sido algo próximo do impossível no openSUSE 12.1.
Tentei o downgrade para o openSUSE 11.3, mas, tive problemas pois minha conexão com a internet é via proxy com autenticação e não consigo fazer a atualização, nem a instalação de pacotes.
[2] Comentário enviado por claupers em 09/01/2012 - 21:53h
Boa noite rgamalho. Você leu a primeira parte? "Adicionando máquina com openSUSE 11.3 a domínio com Active Directory Windows Server 2008"
Usei esse mesmo procedimento do 12.1 e deu certo. Favor verificar as postagens em claupers.blogspot.com atualizada.