O live CD do Fedora 11 (Leonidas) vem por padrão no idioma americano para quem o inicializa em modo texto. Também é possível que em alguma atualização indesejada, ou mesmo configuração feita pelo próprio usuário, crie-se um cenário idiomático desconfortável.
Em vista disso segue a dica.
Digite o comando:
system-config-language
Você entrará em um assistente de configuração de idioma bem simples e intuitivo.
Caso a mudança de idioma não seja feita, outra forma de configurar é mudando o valor da variável de ambiente $LANG:
[4] Comentário enviado por ramontcruz em 28/10/2009 - 20:47h
com certeza LANG=pt_BR.UTF-8 é bem mais simples. Mas decidi por esta maneira, porquanto mostra o caminho ate o arquivo que possui valores validos para a variável LANG. O que poderia ser bem util caso o usuário quisesse mudar para alguma outra lingua.
Os comandos "system-config" fazem realmente parte dos SO's da familia red hat, e preferi dar a alternativa de alterar a variável LANG, pois aqui em casa o utilitário para manipulação de idioma falhou :-/
Mas a sacada mesmo era, principalmente, acrescentar conhecimento, tanto atraves das alternativas dadas pro mesmo problema, quanto por mostrar um comando com o uso de maior numero de recursos possivel :-)
Com os comentários de vcs ficou melhor ainda!!
um abraço!!
[8] Comentário enviado por lcquerido em 02/11/2010 - 07:42h
Fiz todos os procedimentos descritos e continua tudo em ingles, menos o LANG que para mim aparece command not found (de novo). Outra coisa é que quando mando procurar por FIrefox com Add/Remove Software em system=>admionistration não tenho opções de Firefox PT ou Br.
[9] Comentário enviado por lcquerido em 02/11/2010 - 07:56h
Resolvido! Bem, me parece que para efetivamente mudar o idioma tem que reiniciar a máquia e não só fazer logout. Agora sim está tudo em portugues. Só não entendi por que o Firefox não mudava o idioma com o plugin (add-on) de idiomas dele mesmo. Provavelmente por que os menus do Firefox no Fedora 13 deva ser nativo.