Um dos mais inovadores recursos do Windows Live Messenger foi o "O Que Você está ouvindo", em conjunto com o Windows Media Player, que basicamente é: caso o Windows Media Player esteja tocando um arquivo de áudio sua mensagem pessoal será editada para conter o nome da música e o autor dela.
Agora, usando o
GNU/Linux, temos outros mensageiros, e um em particular se destaca: o
Pidgin. Como o Pidgin também tem versões para Windows, Mac etc., também é possível instalar o plugin em estes sistemas. Como não instalei ele nestes sistemas, esta dica é abrangente e foi criada e testada em um sistema operacional Ubuntu 7.10. Bom, vamos ao que interessa. :-)
MusicTracker
Segundo o site oficial do MusicTracker, sua definição é:
"MusicTracker is a plugin for Pidgin (previously known as Gaim) which displays the music track currently playing in the status message of various accounts such as AIM, Yahoo, MSN, Gtalk (Jabber), etc., i.e. any protocol Pidgin supports custom statuses on. Support for a wide range of audio players on both Windows and
Linux platforms is planned. Currently supported players: Amarok, Rhythmbox, Audacious, XMMS, MPC/MPD, Exaile, Banshee, Quod Libet on Linux. Winamp, Windows Media Player (9+), iTunes, Foobar2000 (incomplete support) on Windows."
Traduzindo:
"MusicTracker é uma extensão (plugin) para o Pidgin (antigamente conhecido como Gaim) que mostra a faixa musical que está sendo tocada na mensagem de estado de várias contas como AIM, Yahoo, MSN, Gtalk (Jabber), etc., isto é (i.e.) qualquer protocolo do Pidgin que suporta estados personalizados. É planejado um suporte a uma grande variedade de tocadores de áudio tanto na plataforma Windows como na Linux. Atualmente os seguintes tocadores são suportados: Amarok, Rhythmbox, Audacious, XMMS, MPC/MPD, Exaile, Banshee, Quod Libet no Linux. Winamp, Windows Media Player (9+), iTunes, Foobar2000 (suporte incompleto) no Windows."
Dependências
O MusicTracker depende de alguns pacotes para ter sua compilação e funcionalidade completa, os pacotes são:
- O Pidgin (pidgin, pigin-data) e seus pacotes de desenvolvimento (pidgin-dev);
- Biblioteca PCRE e seus pacotes de desenvolvimento (libpcre3-dev);
- DBUS-Glib.
Instalando:
$ sudo apt-get install pidgin pidgin-data libpcre3-dev pidgin-dev
Compilando e instalando o MusicTracker
Primeiro, temos que baixar o MusicTracker:
$ wget -c http://musictracker.googlecode.com/files/musictracker-0.4.1.tar.bz2
Depois, extraímos seu conteúdo:
$ tar -xjvf musictracker-0.4.1.tar.bz2
Entramos na pasta dele:
$ cd musictracker-0.4.1/
Configuramos o compilador:
$ ./configure
Compilamos e instalamos:
$ make
$ sudo make install
Mostrando suas músicas
Agora é hora de abrir o Pidgin, ir em Ferramentas > Plugins, achar o MusicTracker e habilitá-lo. Após habilitá-lo, nesta mesma janela selecione Configurar Plug-in, onde você pode customizar a mensagem musical, colocar filtros nelas e etc.
Na aba Player, você pode escolher o programa que está executando para tocar as músicas, eu sempre deixo no auto-detect, funciona muito bem (pelo menos com o
Rhythmbox).
Já nas mensagens você pode personalizá-las de acordo com seu gosto, existem diversos atributos, e todos estão listados a seguir:
- %p - Artista
- %a - Álbum
- %t - Título
- %d - Tempo de duração da música
- %c - Tempo atual da execução da música
- %b - Barra de Progresso
- %r - Player que está sendo executado
- %m - Símbolo de música (não funciona em algumas redes).
Um exemplo:
Curtindo: %t - %p | No Player: %r
Apareceria algo como: Curtindo: Faint - Linkin Park | No Player: Rhythmbox
Você pode configurar as mensagens para quando o player estiver tocando, quando estiver pausado e até quando estiver parado. Você pode também configurar o plug-in apenas para certas contas, por exemplo eu não quero que a minha conta do Gtalk (Jabber) mostre estados musicais, então clico na aba "Customize status, or disable..." e marco o checkbox do "Disable" para minha conta do Gtalk. Para habilitar os filtros, basta marcar o checkbox "Enable Status Filter", lá você pode escolher as palavras para filtrar "Blacklist" e caso queira mais de uma é só colocar uma vírgula e a próxima, por exemplo (windows,media,player) quando a música contiver windows ou media ou player ela terá os caracteres substituídos pela máscara definida na aba "Mask Character" você pode trocá-la para, por exemplo, @ e qualquer outra de sua escolha.
Bom, após entender as configurações do MusicTracker, você pode personalizá-lo a seu gosto, é um plugin um tanto simples de se manusear. Caso você não esteja usando Ubuntu ou alguma outra distribuição derivada do Debian, recomendo a leitura do tutorial postado no Guia do Hardware, o link é:
Espero que tenham gostado da dica, e qualquer dúvida é só comentar ou mandar um e-mail. Até a próxima!