Já aconteceu comigo várias vezes. Eu acabo de baixar um arquivo enorme com bittorrent e ele é um arquivo com extensão estranhas NGR/BIN/CUE.
NGR é o formato usado pelo Nero CD burning tool. Já o ISO é o formato padrão para imagens. Eu particularmente acho as imagens ISO menores (já converti várias imagens de 800MB em outros formatos para 700MB em ISO) e são mais fáceis de montar no Linux.
Convertendo uma imagem NGR para ISO:
$ dd if=imagem.nrg of=imagem.iso bs=512 skip=600
Com esse comando você converte um arquivo imagem.ngr para o arquivo imagem.iso.
Os arquivos .bin e .cue em geral vem juntos (as vezes .raw e .cue). No .bin há geralmente um vídeo e no .cue informações do áudio. Esses arquivos são terrivelmente grandes. Uma boa noticia é que o mplayer consegue ler eles diretamente:
$ mplayer arquivo.bin
Nesse caso você não precisa no .cue.
Para converter para ISO você pode compilar esse programinha http://mange.dynup.net/.../bin2iso.c com o gcc (você deve ter as bibliotecas de desenvolvimento básicas instaladas).
Depois de compilar é só:
$ bin2iso imagem.bin imagem.iso
Há também um programa chamado bchunk que faz esse serviço mas ele não funcionou comigo. Se você conseguir, poste ai.
[1] Comentário enviado por cain em 16/12/2005 - 18:48h
tudo q eu precisava, exelente dica, rapida e eficiente... =)
fucionou perfeitamente a dica da conversão nrg pra iso.... havia feito imagens no meu hd, no meu trabalho de alguns cds pra backup, e dps precisei montalos em casa.... abraços.. e felicadades!!
------
pra facilitar
comando pra compilar o bin2iso.c:
gcc -o bin2iso bin2iso.c -O3
depois basta copiar o aplicativo ( bin2iso )recem criado para um diretório de sistema...
[4] Comentário enviado por sergiovl em 26/11/2008 - 12:53h
Usei esse esquema do bchunk e como a imagem cue/bin que tenho é um CD de áudio, converteu todas as trilhas para arquivos CDR!
Tentei converter essas trilhas usando o sox, como no próprio manual do bchunk diz mas só me produziu arquivos de som wav com chiado... :S
Estou testando isso em um Ubuntu 8.10