O
Molotov está no ar!
Bom dia pessoal do Viva o
Linux, eu só gostaria de passar para avisar que o Molotov foi aprovado no dia 18 de agosto de 2021 e agora está disponível nos repositórios do
Debian SID. Para obter o programa agora você pode rodar um comando arbitrário do apt-get e instalar ele direto dos repositórios.
Para quem não sabe o que é o Molotov aqui está um
artigo que eu fiz de apresentação.
E para quem pediu, o nosso amigo
@mauricio123 criou uma build desse programa no Slackware e ela está disponível em seu GitHub pelo seguinte
link.
Também quero aproveitar para compartilhar com vocês algumas coisas que aconteceram nos últimos meses que pode servir de aprendizado, tanto para quem quer programar quanto para aqueles que desejam um dia se aventurar no mundo de pacotes do Debian.
O Molotov apesar de ser um software livre licenciado sob a GPL não foi aceito na seção principal do Debian, para poder utilizá-lo você deve habilitar o repositório contrib na sua distribuição Linux. Essa foi uma recomendação dada pelo meu
padrinho e por um webmaster porque o Molotov depende de uma imagem do Windows para poder funcionar e como o Windows é um software proprietário então o Molotov não pode ir para a seção principal do Debian. Eu aceitei porque isso faz muito sentido, talvez se o Molotov tivesse alguma outra funcionalidade que não dependesse do Windows então talvez ele seria aceito na ramificação principal.
Outro detalhe que eu gostaria de expor é que como esse pacote nunca esteve no Debian, ele esteve na fila para a revisão por vários meses e teve de ser auditado por um ftpmaster antes de subir. Em outras palavras, esse é o motivo pela qual o Debian sempre tem softwares "desatualizados" pois o Molotov já teve vários bugs corrigidos desde quando eu criei o pacote pela primeira vez e a primeira versão só subiu até agora. Outro ponto a ser mostrado é que agora o pacote está na distribuição SID, se não houver nenhum bug crítico durante vários dias o pacote então vai ser passado para o Testing.
É isso, espero que vocês tenham uma boa semana e façam bom uso do Molotov.