"Stream" vem do inglês e significa "fluxo". Já "Streaming" é o gerúndio (a forma verbal que indica andamento de um ação) de "Stream". Sendo assim, o significado da palavra Streaming pode ser fluxo constante. Essa é a melhor definição para a tecnologia
Streaming.
Transferência comum
Em uma transferência de dados comum, por exemplo, um e-mail; os dados enviados são "concentrados" e só após a junção de todas as partes da informação é que ele será enviado. Esse procedimento é muito bom para o envio de determinados tipos de arquivos, como imagens e textos, mas em se tratando de vídeo e áudio, esse procedimento não se mostra muito eficiente. Imagine como seria se o usuário de algum serviço tivesse que esperar a transferência completa de um longo arquivo de vídeo para assisti-lo... A espera seria terrível.
Tecnologia Streaming
Streaming é uma técnica de transferência de dados, onde os dados são processados em fluxo contínuo de forma a permitir que o conteúdo seja reproduzido antes de ser completamente enviado. Um famoso exemplo do uso dessa tecnologia são os vídeos do
Youtube, onde os visitantes desse site podem começar a assistir a um vídeo (e a ouvir o seu áudio) enquanto o mesmo está sendo carregado.
Essa tecnologia é também muito usada em jogos online, nos sites que armazenam arquivos como o
4shared.com (onde é possível ouvir uma música enquanto a mesma é carregada) ou em qualquer serviço onde há a preocupação em não entediar o usuário com uma longa espera para o carregamento do arquivo.
A tecnologia Streaming foi desenvolvida para contornar as limitações da largura de banda da internet. Ela permite que o usuário desfrute da informação praticamente em tempo real; que as animações de uma página da internet sejam exibidas quase instantaneamente ou a após um simples clique, tornando a navegação mais dinâmica e pode desencorajar a pirataria ao fornecer uma opção para que o conteúdo seja exibido sem a necessidade de ser transferido convencionalmente.
A lógica da tecnologia Streaming é semelhante à lógica do funcionamento da transmissão de dados pela TV ou pelo rádio. Você tem o acesso quase imediato à informação, enquanto os dados são continuamente enviados.
Requisitos da tecnologia Streamer
Para que exista o funcionamento da tecnologia Streaming, é necessário que o cliente tenha algum software que permita receber de forma correta o tipo de arquivo oferecido pelo servidor. Como exemplo, temos o plugin Flash Player, que nos permite assistir vídeos do Youtube. Ou então o plugin Mplayer, entre vários outros softwares.
Os protocolos utilizados na transmissão são: HTTP, MMS, RDP, RTP, RTPS, UDP. E os formatos dos arquivos podem variar muito, como por exemplo: QuickTime, FLV, AVI, Ogg Vorbis, mp3 e outros.
Para que um arquivo possa ser transmitido via Streaming, ele precisa ser codificado em um formato compatível. Esse processo se chama codificação e exige um software de codificação. Também é possível que a codificação seja feita pelo próprio servidor, no momento em que o cliente faz um upload do arquivo.
Conclusão
A tecnologia Streaming pode não ser tão veloz como a transmissão via TV, mas de certo é uma tecnologia muito importante na facilitação da transmissão de dados pela internet. Seu desempenho, claro, vai depender muito da conexão entre o cliente e o servidor.
A utilidade da tecnologia Streaming tornou-a indispensável no mundo moderno. Algumas utilidades para o uso da tecnologia Streaming podem incluir, por exemplo: possibilidade de divulgação de eventos ou palestras em tempo real. Divulgação de obras artísticas em forma de amostras, como a divulgação de faixas de música pelo site UOL, ensino à distância, propagandas de produtos mais próximas do formato visto nas Tevês e a possibilidade de enviar vídeo e áudio para várias partes do mundo, sem elevados custos, tanto de material quando de envio.
Referências
Streaming Tecnology. Disponível em:
http://www.videodesk.net/Streaming.aspx
Acessado em: 22 de setembro de 2009.
Streaming. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Streaming
Acessado em: 22 de setembro de 2009.
O que é Streaming. Disponível em:
http://www.criarweb.com/artigos/214.php
Acessado em : 22 de setembro de 2009.
Streaming Media. Disponível em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media
Acessado em: 22 de setembro de 2009.