Minha 1ª dica aqui no VOL.
Pode ajudar e muito no dia a dia, na organização. Não é tão bom quando queremos algo, e vamos direto onde está? Vamos arrumar métodos
fáceis e comuns de se organizar, poupar espaço no HD, e consequentemente ajudando no desempenho do sistema.
O importante é evitar o stress, e não se frustrar ao procurar algo! Eu, por exemplo me deparei com tudo desorganizado, em um HD de 500GB cheio, quase dei um surto, e você já ficou assim?
Pasta Documentos
É onde salvamos a maioria dos arquivos, exemplos:
Trabalho de Fisica
Trabalho de Matemarica
curriculum vitae
boletos
Site base
Dados Sql
Como vimos no exemplo, temos vários fins, o certo seria organizarmos em pastas usando "hashtags" seguidos de números de acordo com sua
importância:
#1 - Arquivos de trabalho
#1 - Projeto Z
#2 - PRojeto Y
#2 - Arquivos de Escola
#1 - Trabalho de Fisica
#2 - Trabalho de Matematica
#3 - Sites
#1 Dados SQL
#2 Estrutura PHP e HTML
# 4 -Meus arquivos
Como vocês podem ver no screenshot acima, as numerações estão assim:
#1 01 Nome da pasta *
- Onde a hashtag representa a ordem desejada, que é representada pelo número;
- Onde 01, depois da hashtag é o mês de criação, para uma maior precisão na hora da procura, pois há muitos casos onde existam vários arquivos do mesmo fim, mas criados em datas diferentes;
- E, podemos ver no final um asterisco, sinalizando um backup, que significa que o arquivo deve ser transferido para algo externo, por ter tamanho maior.
- Algo velho?
A melhor maneira de guardar algo velho é compactando (rar ,7z ,zip), e guardando em um drive externo, seja ele um HD externo, pendrive ou armazenamento "InCloud".
- Armazenamento Externo
O que podemos ter:
- Um HD externo - Para backup (Recomendo 1 TB);
- Um HD externo - Para filmes, músicas, jogos e imagens (Recomendo também 1TB);
- Um pendrive - Para Documentos (8 GB).
Evite particionar um HD para isso, compre um HD externo somente para esse fim (500 GB), assim seus dados estarão protegidos.
Bem, minha recomendação para isso é o sistema de hashtags, e armazenamento externo, pode não ter sido rica, mas é bem útil aqui em casa.
Aceito críticas!
A inimiga do espaço livre: A pasta Download!
Isso vai ser complicado... Certo dia (estava fazendo um LFS), e fui procurar um arquivo que por acidente caiu no abismo (a pasta download) então fui procurar... 2 horas e ainda searching..., daí fui ver o conteúdo inútil da pasta Download (2050 itens, 460 GBs de ocupação), aí pronto amigo! Entre 2050 filmes, músicas, imagens, jogos, um maldito kernel !!! OMG!
- Colocando tudo em seu devido lugar:
Minha providência foi a seguinte: Usando o Nautilus comecei do topo e fui arrumando tudo, peguei tudo e compactei (2 horas), soltei no meu HD externo, e fui arrastando tudo. Entre vídeos, músicas, imagens e jogos, usei o sistema de hashtag , que fica muito organizado. Finalmente fiquei alegre com isto.
Assim, você se organiza e se ajuda, evitando stress desnecessário.
Cara, recentemente me deu uma imensa vontade de organizar meus arquivos, mas eram tantos: .html, .docs, .pdfs, txts, .confs, etc... que a melhor organização possível que encontrei foi dar-lhes o seguinte remédio:
$ rm -fv
mantive apenas alguns .pdfs e me propus a partir de então: ignorar (não salvar) qualquer conteúdo que encontre pela net, afinal se está lá, no futuro em teoria também vão estar e salvar apenas meus documentos pessoais, assim fica uma coisa mais 'clean'.
* sua idéia é muito boa!
um abraço.