Os "perigos" de vender discos usados (mesmo formatados) ou com defeito nos sites de venda online

Publicado por Perfil removido em 02/08/2024

[ Hits: 859 ]

 


Os "perigos" de vender discos usados (mesmo formatados) ou com defeito nos sites de venda online



Nessa dica vamos ver o "problema" do usuário vender discos usados (mesmo formatados) ou com defeito em sites de venda online. Veja que o problema está entre aspas pois não em si um problema desde que se tome alguns cuidados em relação aos dados que ainda estariam presentes no disco MESMO QUE ele tenha sido formatado de modo convencional. O que está sendo mostrado aqui serve para discos rígidos e discos ssd.

Os discos, mesmo os formatados, ainda mantém os dados escritos no disco mesmo ele sendo formatado, criando novas tabelas de partição, a única forma de se precaver de que tais dados sejam recuperados é escrever o disco inteiro; se não for feito isso programas de recuperação de dados conseguem recuperar uma boa parte do que se acreditava perdido. E tem gente que, comprando discos usados ou mesmo com defeito, costumam vasculhar o disco em busca de dados que possam ser usados para coisas não muito éticas. Então imagine as seguintes situações:

Disco bom trocado por outro maior ou mais rápido


Essa situação é a mais comum, o usuário ou o técnico faz a troca de um disco por outro mais novo, maior ou mais rápido e quer se "livrar" do disco original. O disco é formatado e colocado à venda. Só formatar não é suficiente...

Disco com defeito trocado por outro funcional, maior, mais rápido ou mais novo


Nessa situação o usuário ou o técnico faz a troca de um disco com defeito por outro novo. O disco com defeito normalmente dá defeito em duas partes: ou na parte mecânica ou na parte eletrônica (a placa de controle). Se for defeito mecânico na parte dos discos não há muito problema, arranhou o disco ou começou a dar bad blocks e hora de trocar; mas se for na placa eletrônica, basta trocar a mesma por outra funcional e então quem fez a troca do disco vai estar com o disco original plenamente funcional e com o sistema que está nele, com os dados do usuário, senhas e tudo mais. Nem é preciso dizer o que isso significa em termos de privacidade, um disco funcionando na mão de alguém que pode ou não fuçar o dispositivo e sabe-se lá o que vai fazer com o que conseguir ver. Mas se essa pessoa tiver índole, vai formatar o disco para venda sem fuçar os dados do usuário e caímos de novo na primeira opção de disco trocado e colocado para venda mesmo formatado.

Como tornar mais difícil a recuperação de dados


Agora vamos ver alguns comandos para "zerar" o disco que vai ser colocado à venda. Infelizmente isso é um processo demorado mas vale a pena pois torna praticamente impossível a recuperação de dados de forma eficiente. Vamos a eles:

  • sudo dd if=/dev/urandom of=/dev/sdX bs=1M

Esse comando basicamente é o mais conhecido, usando o bom e velho "dd". A opção 'urandom' pode ser substituída por 'zero' para tornar a escrita mais rápida mas permite que técnicas mais avançadas possam recuperar alguma coisa. Devemos prestar atenção ao dispositivo que vai ser "ripado" (/dev/sdx) para você não ripar o próprio disco de sistema e a opção 'bs=1M' serve para usar blocos de 1M para termos uma "ripada" eficiente dos dados. E, novamente, atenção ao dispositivo /dev/sdx.

  • sudo shred -v -n 3 -z /dev/sdX

Outro comando maneiro para "zerar" o disco. A opção '-v' ativa o modo verbose para que você veja o progresso do trabalho; a opção 'n 3' define quantas vezes (3) o disco é "shredado" (pode usar 2) e a opção '-z' faz aquela última varrida de escrita no disco para dar a certeza que tudo vai pra cucuia. Cuidado aqui também com o dispositivo /dev/sdx.

  • sudo wipe -r /dev/sdX

Normalmente é necessário instalar o pacote do wipe e o comando pode ser mais completo usando a opção '-f' ao lado da opção '-r' para evitar a interatividade desse comando de ficar perguntando o que fazer ao usuário. Essa interatividade é o uso de um arquivo para controlar o processo e a opção '-f' dispensa o uso desse arquivo. E de novo cuidado com a escolha do dispositivo /dev/sdx.

Considerações finais


  • Se vai vender um disco, "zere" o disco sendo seu ou de alguém que você tenha ganhado ou trocado o disco;
  • Se trocou o disco por um novo, maior ou mais rápido, use o disco trocado como um disco secundário ou como disco externo usando um case USB à venda em sites de informática;
  • Se levou a máquina para uma loja e trocou o disco, peça o disco trocado mesmo que ele esteja com defeito. O disco pode estar apenas com problemas na placa de controle e esta pode ser trocada, fazendo o disco então ser operacional novamente e com o mesmo com todos os dados do usuário e funcionando com o sistema operacional instalado.



Outras dicas deste autor

Ubuntu MATE Welcome

Mixxx - Faça mixagens profissionais ou apenas brinque de DJ

Configurando DVD via porta USB no Ubuntu

Manjaro não inicializa pelo GRUB de outra distribuição [Resolvido]

resolv.conf com servidor DNS fixo (sem gambiarra)

Leitura recomendada

Debian Wheezy - Removendo módulo indesejável através de uma blacklist

Quando a placa 82845G não funciona (driver i810)

Como configurar programas para usar a saída de áudio HDMI sob o ALSA

Reconfigurando modem serial para USB no Linux

KeyTouch - Configurando teclados multimídia sem driver específico

  

Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 07/09/2024 - 16:31h


o shred é disparado o mais recomendado. o wipe eu não conhecia.

E o dd, é um faz tudo mesmo.
______________________________________________________________________
Inscreva-se no meu Canal: https://www.youtube.com/@LinuxDicasPro
Repositório GitHub do Canal: https://github.com/LinuxDicasPro
Grupo do Telegram: https://t.me/LinuxDicasPro
Meu GitHub Pessoal: https://github.com/mxnt10



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts