Independente da ditadura estética dos especialistas e profissionais, lá vai uma dica para usuários práticos. Serve também para a minha cruzada paranoica de demonstrar que o
Linux é muito mais fácil que o Windows.
Chega de enrolação.
No terminal digite:
sudo nautilus --browser
OBSERVAÇÃO 1: Pode ser "su" em vez de sudo.
OBSERVAÇÃO 2: Pode ser qualquer gerenciador de arquivos como
Thunar,
Konqueror e outros.
O
Nautilus vai abrir com os poderes de root. Vá para o arquivo ou diretório que está teimoso e clique com o botão direito do mouse em cima dele. Vai abrir uma janela.
A última opção é "propriedades".
Clique com o botão esquerdo do mouse em cima de propriedades. Vai aparecer outra janela. Nessa nova janela escolha a aba "permissões" e vai abrir a janela de permissões.
Aí aparece o dono do arquivo ou da pasta, grupo root, e outros usuários. Você pode mudar as permissões para nenhuma, somente leitura, ou leitura e escrita. Se for um arquivo executável, você precisa dar permissão de execução marcando a caixinha embaixo.
Não precisa salvar.
IMPORTANTE: Depois disso feche o Nautilus (ou Thunar ou Gnome-commander) como root, pois isso aberto como root é perigosíssimo.
Parte 2
Se você tem ambições de ser profissional de informática (não estou sugerindo isso) pode usar o comando:
sudo gnome-commander
(instale o gnome-commander primeiro)
Ao clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta vai aparecer uma tela gráfica com os mesmos recursos gráficos que os do Nautilus mais as letras xwrr usadas no command line.
Parte 3 - importante
O seu login precisa ser do grupo root para facilitar as coisas. Isso facilita, mas diminui a segurança do
GNU/Linux, e isso é um pecado para os experts, mas uma facilidade para os usuários comuns.
Convém não abusar: nos arquivos de sistema o dono é o root e não é boa ideia dar acesso maior que read (somente leitura) a outros login.
De qualquer forma o que realmente necessário é inscrever o seu login nos grupos que controlam as tarefas que você vai executar.
Para fazer isso nos "debians like" como os *buntus etc, vá no menu sistema e escolha: sistema > administração > usuários e grupos.
(ou sudo users-admin)
Clique no botão gerenciar grupos. Clique no botão propriedades. Abre um menu de propriedades para cada grupo. Você pode inscrever-se (o seu login) em cada grupo marcando as caixinhas, em cada um dos grupos.
Você precisa fazer isso um a um. Muita gente pergunta porque o
Vmware ou o som não funcionam: porque o seu login não faz parte do grupo de áudio.
Se você é o usuário titular inscreva-se nos grupos que implicam fazer coisas úteis. Precisa inscrever no grupo audio, video, users e sudoers. Note que alguns desses grupos são padrão para todas as distros, outros grupos variam conforme o que foi instalado.
Há programas que como o
Timidity, o Vmware, o
VirtualBox que tem seus próprios grupos, se você não se inscrever neles não vai conseguir rodar.
Have fun!