Problemas com acentuação, teclado desconfigurado Ubuntu
Olá pessoal,
Atualmente as últimas versões do Ubuntu, a partir da 14.0 mais precisamente, têm gerado um pouco de dor de cabeça para alguns usuários. Isso porque ao reiniciar a máquina, em algumas, ou melhor, várias vezes, o teclado inicia desconfigurado.
Bom, hoje postarei duas dicas simples e práticas para problemas com acentuação. A primeira é para você que ainda não tem muita habilidade para lidar com editores de texto no GNU/Linux; pois um simples comando poderá resolver seu problema. E a segunda dica será com editor de texto.
Vamos lá!
Primeira dica:
Vale a pena ter esse comando sempre por perto.
1. Abra seu terminal (Ctrl + Alt + t).
2. Execute o comando:
setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2
E pronto, simples assim!
Segunda dica:
Você precisará utilizar o editor de texto de usa preferência.
No Ubuntu, particularmente, prefiro o nano, ele é intuitivo e os comandos ficam disponíveis na tela para você. Já quando utilizo CentOS acho mais prático o Vim. Vale a pena aprender sobre ambos. Lembrando que você pode utilizar o editor de sua preferência.
1. Abra seu terminal (Ctrl + Alt + t).
2. Acesse como usuário root:
sudo su
3. Após digitar sua senha, utilize o editor, nesta dica como já mencionei vamos utilizar o nano:
[1] Comentário enviado por removido em 11/06/2015 - 15:37h
Boa tarde, Nezo.
Parabéns pela explicação simples e rápida, só teve uma coisa que eu não compreendi bem: e necessário utilizar as duas dicas, ou elas são apenas duas alternativas diferentes para o mesmo problema? Pois aqui no meu computador eu testei primeiro a segunda, e pelo jeito não funcionou, só funcionou depois de eu executar a primeira dica.
[2] Comentário enviado por nezo em 15/06/2015 - 13:04h
Boa tarde AmericoPinheiro,
Obrigado pela observação!
Não é necessário você utilizar as duas dicas. Você pode utilizar apenas uma delas!
Em alguns casos a segunda dica funciona somente após a reinicialização da máquina.
[4] Comentário enviado por removido em 13/07/2015 - 22:51h
Putz, quase toda vez que reinicio o computador o teclado tá desconfigurado. Tá difícil do Linux/Ubuntu se tornar mais acessível para não programadores pecando num detalhe tão básico. Já deviam ter fixado esse bug :/
[6] Comentário enviado por di5rupt0r em 25/03/2016 - 21:27h
Muito obrigado por essa dica! Sério,eu estava me ferrando muito para escrever qualquer coisa no teclado,mas acho que como pode ver,a primeira dica já resolveu logo de cara! Eu estou fazendo um técnico integrado ao médio e para escrever os scripts e "descobrir" os acentos não tava dando muito certo.então eu resolvi procurar no google,e como sempre, o viva o linux sempre me oferecendo artigos úteis!
[7] Comentário enviado por nervo em 05/09/2016 - 23:31h
Po man valeu a dica preciosa funcionou que é uma beleza no not dell!
---> Olá estou reeditando a partir daqui: O comando funcionou muito bem trabalhei tranquilamente porem no outro dia ao reiniciar o notbook o problema voltou então dando mais uma pesquisada no fórum achei esta dica https://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-1404-Teclado-que-perde-configuracao-Resolvido
foi o que resolveu meu problema em um Not dell com ubunto 14.04 lts.
Obrigado pela sua dica me ajudou em um momento de emergência. <---
[11] Comentário enviado por nicholasdias em 25/11/2017 - 22:39h
Explicação simples e completa.
Uso o Debian 9 e meu prolema com teclado começou depois que resolvi o problema com o Touchpad, que deu problema com o Libinput.
[14] Comentário enviado por sistemazeroum em 12/03/2018 - 08:57h
Ent`ao, olha s'o, d'a para ver que n~ao adinatou aqui n'e? Acho o seguinte, no seu texto voc^e falou a linha de comando setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2
Legal, s'o que o meu problema era somente o cedilha, j'a que a acentua'c~ao eu tinha conseguido resolver instalando o teclado americano com teclas mortas... Mas percebi que o seu tutorial cai num problema igual a todos os tutoriais que eu acho sobre este assunto, todos partem do princ'ipio que todos usam o teclado abnt2... s'o que n`o.
Preciso mesmo de uma solu'c~ao definitiva.
[15] Comentário enviado por jbarreto em 04/06/2018 - 12:08h
Recentemente ao instalar o Ubuntu 16.04, me deparei com os seguintes problemas:
> A funcionalidade das teclas de repetição não funcionavam. Com as teclas repetidas, quero dizer: ao pressionar uma tecla e segurá-la, espero que a letra associada à tecla apareça de novo e de novo na tela, até que eu pare de pressionar a tecla. O mesmo ocorre com as setas ao navegar na web ou em um PDF.
>> No entanto, o comportamento testemunhado é o seguinte: ao pressionar uma tecla e segurá-la, a letra é impressa entre 1 a 3 vezes e depois para.
> Outra coisa estranha que eu encontrei foi: Ao pressionar uma tecla de acentuação apenas uma vez, se eu não pressionar nenhuma outra tecla imediatamente, uma letra estranha aparece sozinha. Por exemplo, se eu pressionar a tecla ´ (0xB4) uma vez e não pressionar qualquer outra coisa imediatamente, o caractere 0x (0x3B0) aparecerá sozinho. Acontece também com outros acentos como `e ^. Exemplos das letras estranhas que apareciam: ῶÇῢ.
> Ao assistir em tela cheia (Fullscreen) na streaming NETFLIX, o menu de controle (parte responsavel por controlar o tempo do video e o volume, entre outras funções) não era ocultado com o passar do tempo. Não importava o tempo em que não era movimentada o cursor do mouse, ele nunca sumia.
> A ultima observação foi que ao abrir o tty (por exemplo, Ctrl+ Alt+ F5), lá eu pude ver que ^ @ estava sendo constantemente impresso sem pressionar nenhuma tecla. Essa é uma das representações do caractere NULL.
Obs: O problema acontece com qualquer teclado: o teclado embutido do laptop ou um teclado USB. No caso do teclado USB, eu tentei portas e cabos diferentes e o resultado é o mesmo.
[17] Comentário enviado por agk em 17/07/2018 - 00:25h
Tive esse problema no Xubuntu 16.04, em um notebook acer aspire 5253 com teclado americano. Demorei para achar a solução, mas segue aí:
setxkbmap -model pc105 -layout us -variant alt-intl