Tava aqui eu pensando em certas coisas que observei ao longo da minha vida de programador (ai conte uns 12 anos). E observei algo que me chamou atenção: tenho diversos projetos, a maioria deles inacabado, e quase nenhum programa que eu chame de completo ou que eu tenha orgulho dele. E em comparação com um conhecido meu, que mal sabe programar já viveu dos jogos que ele fez, e eu apenas com meus jogos bem programados mas incompletos.
Então, algum tempo atrás, li num livro onde o autor disse que preferia ser um realizador de ideias medíocres do que um sujeito com grandes ideias. Isso mexeu comigo um pouco porque na minha cabecinha, ter grandes ideias seria o ideal, ou algo que a mídia costuma dizer ou chamar de "gênio".
Mas, com o que ele disse, eu pude entender o porquê de eu ter tantos softwares inacabados e só uns poucos acabados mas fracos em sentido de outras variáveis importantes, como utilidade, usabilidade etc.
Vamos a diferença:
Programador realizador vs programador sonhador
Enquanto o programador realizador faz pequenos ou grandes softwares que ele mesmo planejou e pensou ser bom, o programador sonhador começa fazer o programa e depois abandona-o porque teve outra ideia melhor.
Realizador: faz o que tem que ser feito e foca na ideia pensada por tempo suficiente para ter algum resultado prático.
Sonhador: quer mudar o mundo com uma ideia, pensa muito e age pouco para concretizar qualquer uma de suas ideias.
Defeitos de ser sonhador
A primeira consequência de ser sonhador em excesso é a falsa sensação de que ter grandes ideias é o ideal, lembre que aqui sonhador é alguém que vive só no mundo das ideias ou que raramente termina a ideia que teve antes, sempre caindo na armadilha de ter muitas ideias mas sem uma prática mais forte,são apenas isso: ideias.
Realizador ao contrário, faz sempre as ideias por tempo suficiente para ter algum resultado, nem que seja pequeno.
Realizar ideias não é apenas meter o louco no teclado e sair programando, tem que ter inicio, meio e fim, como escrever um texto.
Por isso, ao invés de ter muitas e variadas ideias, sai mais barato focar em ter poucas ideias e realizar a maioria delas.
Ou seja, pense pouco, aja muito!
Como realizar mais do que só pensar em realizar?
Realização pode ser aprendida porque é apenas um comportamento em sentido de mais ação que pensamento.
No caso, coisas que estou fazendo agora, você pode usar também:
1. Pensar nas ideias e descobrir uma que lhe pareça boa: assim que tiver uma boa ideia, grave ela em algum local e defina um tempo para agir na ideia.
2. Assim que tiver uma ideia, agir imediatamente: enquanto a ideia está quente na cabeça, você estará com mais vontade de agir o quanto antes.
No início, é normal que uma ideia boa lhe motive ao extremo para fazê-la, mas esse impulso inicial, não é suficiente para manter o mesmo gás por um longo período. Então, só vá e faça sua ideia, mas tem um porém, que é o passo 3.
3. Mantenha o foco na ideia até realizá-la:
Aqui é o mais complicado de todos, e provavelmente o passo onde os sonhadores caem na armadilha. Com o tempo, é normal perder o gás para realizar uma ideia em software, porque é nessa hora que a realidade vs imaginação, cai por terra e daí só o que resta é um tanto de frustração.
No momento em que você for querer abandonar um software-ideia que você está fazendo, tente recuperar o foco. Nesse caso, você pode seguir alguns dicas para obter foco, ver abaixo:
Como obter foco para continuar uma ideia
Leia tudo, veja tudo sobre e pesquise na internet ideias de softwares parecidos com a sua ideia: por exemplo, você teve uma ideia de app onde ele fará listas de supermercado para os usuários. Então, para manter o foco, pesquise os softwares dessa área que deram certo, leia tudo sobre eles e sinta vontade de fazer algo melhor, isso é incandescência para ter foco!
Assim que você se pôr em ação para pesquisar sobre ideias parecidas com a qual você está trabalhando, vai sentir mais motivação para continuar executando a ideia.
Manter o foco é a principal atitude de alguém realizador, mais do que sonhar, é preciso pôr em prática. Uma grande ideia sem prática será sempre uma grande ideia, e sempre estará no campo da imaginação. Uma ideia fraca, realizada, será sempre melhor que uma grande ideia na mente de qualquer "gênio".
Espero que você possa se tornar um realizador, mesmo que de ideias medíocres, porque não há nada pior que ter grandes ideias e não colocar nenhuma em ação. Se você tem uma ideia e ela lhe pareça boa, apenas aja e faça ela acontecer.
Pode ser que o próximo grande realizador de ideias esteja apenas perdido no meio de pensamentos em como seria bom sua ideia se fosse assim e tal, mas que na realidade, ele está apenas parado sem agir em direção a realização da ideia.