Tradução livre de:
What is the Difference Between Unix and Linux?
O que você pensa ao ler a frase "Linux existe graças ao Unix"? Você está confuso porque ouve os usuários de
Linux elogiar
Linus Torvalds por sua grande conquista com o Linux, mas nunca ouve pessoas elogiando o Unix?
Sua confusão mental vai acabar hoje... vamos explicar o que exatamente é Unix e como ele se difere do mais famoso sistema operacional, Linux.
Unix é um sistema operacional proprietário que foi desenvolvido pelo centro de pesquisa
Bell Labs na década de 1970 por
Ken Thompson,
Dennis Ritchie e outros desenvolvedores.
Seu principal modo de interação é a Interface de Linha de Comando (CLI), e embora tenha recentemente uma GUI, a maioria dos usuários do Unix que eu conheço ainda preferem usar a CLI.
Como o Unix é um software proprietário, ele não está disponível gratuitamente nem o seu código-fonte é aberto. No entanto, devido ao quanto sua popularidade cresceu começou a ser licenciado para diferentes empresas de tecnologia que posteriormente permitiu a existência de múltiplos sabores.
Compatibilidade Unix e Distros
O Unix encontra a maior parte de seu uso em empresas e instituições que empregam sistemas computacionais high-end, mainframes e mega servidores para fazer cálculos e, portanto, requer certas especificações de arquitetura.
Ele tem suporte para alguns sistemas de arquivos, incluindo gps, hfs, js, bfs, veterinários e zfs.
Unix tem um punhado de distros, vamos conferir:
- AIX (IBM)
- BSD
- HP - UX
- Iris
- Solaris
Unix também tem alguns projetos de código aberto como:
- BSD (gratuito)
- Darwin (versão da Apple/Unix)
- OpenBSD
O que é o Linux
O Linux, em si, é um kernel que foi desenvolvido pelo Linux Torvalds em 1991 com base no sistema operacional Unix como um projeto pessoal em que ele trabalhou e achou que deveria apresentar a outros programadores...
Depois de esculpir o kernel MINIX, adicionando suporte ao driver e uma GUI, ele o desenvolveu em um sistema operacional completo chamado Linux e mudou a tendência na tecnologia de computadores em todo o mundo.
O sistema operacional Linux foi construído para não apenas ser de código aberto, mas também fácil de usar, livre, leve e compatível com uma variedade de hardware. Inicialmente desenvolvido para ser um sistema operacional para computadores pessoal, o Linux cresceu em qualidade e capacidade na medida em que começou a ser usado em escritórios, servidores etc.
O Linux é mantido por Linus Torvalds e uma comunidade de desenvolvedores de todo o mundo que se voluntariaram para trabalhar no projeto open-source gratuitamente. No entanto, somente o Sr. Torvalds pode autenticar as alterações feitas no código-fonte do kernel.
Compatibilidade e Distros do Linux
O sistema operacional Linux é compatível com muitos sistemas de arquivos, incluindo xfs, ramfs, vfat, cramfsm ext3, ext4, ext2, ext1, ufs, autofs, devpts e NTFS.
Linux tem muito mais versões de distribuições do que Unix, confira:
- Slackware
- ArchLinux
- Debian
- CentOS
- Fedora
- Kali Linux
- Ubuntu
- Red Hat
Estas distros geralmente são mais populares e tem seus próprios sabores como no caso do Ubuntu com Lubuntu e Edubuntu.
Era uma vez o Unix uma escolha definitiva para um serviço confiável por grandes empresas em todo o mundo, mas agora o Linux tornou-se a opção mais viável, agora é totalmente capaz de realizar tantas tarefas como o Unix.
Dos 500 melhores servidores do mundo, o Linux está em 98%. Não é de admirar que você ouça pessoas falando sobre o Linux. No entanto, não se esqueça, que se não fosse o Unix e os cientistas no centro de pesquisa do laboratórios Bell você provavelmente não estaria lendo este artigo hoje.