Esta dica mostra o processo de recuperação de arquivos no Linux usando o dd e foremost. Está disponível em meu blog: http://www.pratesdicas.wordpress.com
O comando dd é nativo na maior parte dos sistemas derivados de Unix. Um dos principais usos para esse comando é criação de uma imagem a partir de um disco. Esse procedimento é muito usado em computação forense.
Trata-se de uma ferramenta em modo texto, desenvolvida inicialmente pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, que trabalha com recuperação de arquivos a partir de imagens de discos (criadas pelo dd).
tar zxvf foremost-xx.tar.gz
$ cd foremost-xx
$ make
$ make install
Criando uma imagem com o dd
O primeiro passo antes de usar o Foremost é criar uma imagem do disco com o comando dd.
A forma mais genérica é:
# dd if=arquivo_origem of=arquivo_destino
Onde:
if (Input File)- localização do disco que sera gerada a imagem. Exemplo: /dev/sda
of (Output File) - destino da imagem gerada. Geralmente é recomendado o uso das extensões .raw ou aff, por serem padrão para as ferramentas de perícia forense.
Usando o foremost para recuperação de arquivos
Uma vez com a imagem criada, basta usar o Foremost para recuperar os arquivos contidos na imagem.
[2] Comentário enviado por allen.konstanz em 27/09/2010 - 15:51h
Já que existem esses programas que recuperam arquivos deletados, como seria possível fazer uma formatação que deletesse os arquivos de uma vez por todas?
[3] Comentário enviado por rafael.klock em 24/05/2011 - 09:16h
Se voce tem algum arquivo que por motivo voce quer que seja apagado definitivamente é só apaga-lo com o wipe. Esse aplicativo escreve valores aleatorios no espaço que o arquivo que voce quer apagar 30 vezes, logo é praticamente impossivel se recuperar essa informação.
[4] Comentário enviado por alanneo em 01/12/2011 - 10:10h
Eu deletei sem querer uma pasta importante da minha area de trabalho pelo file zilla, é possível recuperar? Ela continha somente arquivos de texto com algumas informações que uso no dia a dia.