[5] Comentário enviado por tenchi em 16/12/2006 - 15:34h
Hum... Existem vários métodos para isso.
Um deles é usar o chroot com um liveCD, outra é usar um liveCD e zerar a senha de root direto no arquivo /etc/passwd.
Outra maneira é (se o seu lilo não tiver proteção contra parametros na inicialização), na tela do lilo, quando for escolher o sistema, utiliza-lo com o parâmetro init=/bin/bash. Isto faz com que o sistema logue automaticamente como root. Aí não precisa dizer mais nada.
Eh, como disse o hccelo, essa dica não funciona muito legal com usuários não "cadastrados" para usar o sudo. Mas mesmo assim vale em distribuições onde a senha de root não vem configurada, como no ubuntu. (Não tente fazer isso no slack!!! :) )
Ah, e acho que somente um...
$ sudo passwd
... resolve.., como disse o Caiapó..
Mas é uma dica que ajuda naquelas horas difíceis... e muito..
[6] Comentário enviado por removido em 16/12/2006 - 17:38h
Caiapó e Tenchi...
Concordo com ambos. Mas no caso de um Live-CD, o ideal é quando há um problema gravíssimo no sistema e nem mesmo como root consegue acessá-lo via modo texto, onde o usuário recebe o aviso de que o usuário root não está cadastrado no sistema, como ocorreu comigo.
Neste caso, tive que recorrer ao Live-CD usando o comando chroot e tal. Ao invés de reinstalar o sistema, o usuário root foi restabelecido com um simples comando... simples e prático.
O importante é conhecer as diversas formas, pois horas difíceis não há previsão. Já passei por vários problemas no Kurumin, e o comando que funcionar no momento vou tentando. Após diversas tentativas o jeito é recorrer ao Live-CD, onde muita coisa é possível recuperar.