Essa dica poderá ajudar muita gente que sofre com problemas de perda de dados em CDs danificados por gravações não completadas, ou como foi o meu caso, problemas em softwares de gravação usados naquele outro sistema. ;)
Havia quase dois anos estava com um cd que relutava em jogar fora pois continha dados importantes para mim. O problema que ocorrera foi com o famoso Nero. Deu erro de gravação daí perdi tudo, todas as sessões gravadas anteriormente só restando uma única de 3.2 MB. Testei diversos softwares de recuperação sem sucesso, até hoje.
Descobri em um post no blog Tux Vermelho (veja endereço no fim da dica) um software forense que me proporcionou um grande alívio.
Trata-se do rdd. O rdd é um programa forense utilizado para cópia de discos no Instituto Forense Holandês (Netherlands Forensic Institute [NFI]), ou seja, foi desenvolvido no intuito de facilitar investigações. Conforme a descrição do projeto, a diferença entre o rdd e os demais programas de cópia é a sua alta tolerância a erros de leitura. Mas vamos ao que interessa.
Passo 1: Instale o rdd
Indicaria a compilação dos fontes, mas como aqui é só uma dica, vamos instalar o pacote pronto para Debian/Ubuntu:
$ sudo apt-get install rdd
Passo 2: Identifique o seu dispositivo de cd
Você deve identificar o seu dispositivo de cd onde irá inserir a mídia defeituosa. No meu caso era /dev/cdrom1 ou /dev/hdd. Para descobrir, execute:
$ ls -lh /dev/cd*
Isto lhe retornará todos os dispositivos de cd que seu sistema tiver criado.
O resto é simples.
Passo 3: Executar o rdd
Execute o rdd-copy sobre o cd danificado:
$ rdd-copy -v /dev/cdrom1 ~/iso/meucd.iso
Explicando:
rdd-copy é o programa em si.
-v instrui o programa a usar o modo verbose, ou seja, com output na tela do console. Se preferir pode usar -q (quiet) para executar sem mostrar nada.
/dev/cdrom1 é o dispositivo de cd onde está a mídia danificada.
~/iso/meucd.iso indica que estou criando o arquivo .iso em um subdiretório 'iso' no meu diretório pessoal.
O programa automaticamente solicitará entrada de confirmação sobre algumas opções automaticamente. Apenas responda 'yes' ou 'no' ;).
Após algum tempo (aqui foram mais de duas horas), você terá uma imagem (.iso) que poderá ser montada e você poderá ver seus arquivos que antes estavam perdidos.
[2] Comentário enviado por chmod000 em 15/05/2008 - 13:50h
Valeu a dica, Isaque. Já vou testar isso assim que chegar em casa. Tenho um dvd com "trocentos" arquivos "essenciais" para mim. Scripts que fiz no passado e coisas muito boas para se perder assim em um dvd que se recusa a ser lido.
[5] Comentário enviado por removido em 15/05/2008 - 17:15h
Ja ouvi falar de programas que recuperam partições formatadas para investigações policiais, mas nunca ouvi falar de nada que recupere cds danificados e ainda mais gratuito. Parabens, to loco pra testa.
[6] Comentário enviado por SMarcell em 16/05/2008 - 14:10h
Legal a dica!
Essa parada de investigação forense é meio cabulosa! =)
Uma dúvida que tenho é que se o cara utilizar o dd (dd if=/dev/random of=/dev/hdx) para apagar todo o conteúdo dum HD será que ainda teria como descobrir (ou recuperar) alguma coisa nesse HD?
[7] Comentário enviado por iz@bel em 22/05/2008 - 15:58h
Funciona para CD e DVD também, perfeitamente!
Adorei!
Muito obrigada mesmo pela dica, eu tinha acabado de fazer back-up e formatado o HD e os DVDs não tavam abrindo, cheguei até a chorar (eu posso chorar, pois sou Menina!).