Série de Webinars em Segurança da Informação - Destaque para Análise Forense Computacional

Publicado por Bruno Salgado em 18/06/2012

[ Hits: 9.000 ]

Blog: http://www.seginfo.com.br

 


Série de Webinars em Segurança da Informação - Destaque para Análise Forense Computacional



A Academia Clavis tem publicado uma série de Webinars (palestras online) gratuitas sobre segurança da informação, principalmente abordando temas com o enfoque mais técnico.

Recentemente foi publicado o vídeo do último Webinar #10, que abordou o tema "Captura (grampo) e Análise de Tráfego em Redes de Computadores".

Este webinar teve como objetivo demonstrar como realizar a captura de pacotes trafegando em redes de computadores (grampo digital) através de ferramentas específicas (sniffers) para esta finalidade, utilizando, quando necessário, a sintaxe adequada para cada protocolo e a análise e extração de dados (carving) dos arquivos de tráfego gerados.

Foram utilizadas ferramentas específicas, tais como: Wireshark, UCsniff e AIMSniff - resultando na descoberta de informações de identificação (login/senha) utilizadas em protocolos sem criptografia e arquivos (imagens, documentos, etc) enviados através dos mais diversos tipos de serviços na Internet.
Seguindo ainda na mesma linha, temos outro Webinar com o tema de interesse de profissionais que atuam na área de perito forense computacional.

O Webinar #9, teve como tema "As provas e as Evidências na Investigação dos Crimes Informáticos", e mostrou ao especialista em TI as formalidades e os procedimentos legais de investigação penal, com foco nos crimes cometidos por meios eletrônicos. Foram abordadas os princípios, normas constitucionais e a legislação correlata.
E também tivemos o Webinar #2, cujo tema foi "Análise Forense Computacional em Tráfego de Rede", que abordou e demonstrou ferramentas e técnicas para análise forense computacional em tráfego de redes
Todos os 11 Webinars realizados até o momento podem ser vistos em:
Segue abaixo sugestões de uma série de desafios e notícias relacionados a Análise Forense Computacional:
Até a próxima dica! =)

Outras dicas deste autor

Série de webinars e podcasts sobre Análise Forense Computacional e CHFI

Webinar III - Principais ameaças à aplicações web - Top 10 do OWASP

Webinars sobre proteção de perímetro e hardening de servidores GNU/Linux

Artigo e webinar sobre Nmap - Ferramenta de código aberto com diversas funcionalidades

Série de webinars, artigos e palestras sobre auditorias em segurança da informação

Leitura recomendada

Instalar e configurar BackupPc no Fedora 12

Atualizando base do ClamAV no Debian Sarge

Permitindo Conexões VPN PPTP no Linux Mint com UFW (GuFW)

Monitorando hora de desligamento de servidores Linux

Criando volumes criptografados

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 18/06/2012 - 06:42h

Muito bom! Já estou assistindo a primeira palestra.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts