Se você tem em casa uma máquina já não nova que é usada por mais de uma pessoa e gostaria de se livrar daquele login em modo texto, por não poder usar o KDM ou o Entrance, nem o GDM, ou não gostar da aparência do WDM ou do XDM, então acho que você irá gostar do programa a seguir.
O nome dele é
slim e está na versão 1.2.6. É um login manager independente de WM. Como assim? Pense comigo: O KDM depende das bibliotecas do KDE. O GDM depende das libs do GNOME. O Entrance, do Enlightenment. O Wdm, do WindowMaker. O slim não depende de nenhum desses, somente do próprio X.
Bom, então vamos ao slim. Ele é baseado num outro login manager, que já não é desenvolvido, chamado
login.app. Sua interface é simples. Ou seja, nada daquela centena de botões. Somente o essencial: Um campo para você digitar o seu login e outro para senha. Esses campos podem ser ao estilo GDM, onde primeiro aparece o campo de usuário e depois o da senha ou pode ser ao estilo XDM, KDM, Entrance, onde existem dois campos já na tela principal (um para usuário e outro para senha). Isso varia conforme o tema que você escolher. E como acabei de falar, ele tem suporte a temas, o que faz deste programa tão belo.
Você poderia se perguntar: Mas como fazer para desligar ou reiniciar o computador, se não há botões em sua interface? Nesse caso o slim herdou uma característica do XDM.
Por exemplo. Como fazemos para desligar o PC no modo texto, ou no XDM? Basta digitarmos: halt. Para reiniciar é a mesma coisa: reboot. Bom, mas sobre os comandos e configurações do programa nós falamos depois.
Pra começar, vamos baixar o source do programa. Irei usar o wget aqui, mas você pode usar qualquer gerenciador de downloads.
$ wget -c http://download.berlios.de/slim/slim-1.2.6.tar.gz
Agora vamos compilar com os mesmos comandos de sempre.
$ tar zxvf slim-1.2.6.tar.gz
$ cd slim-1.2.6
Por padrão o slim é instalado em /usr com o arquivo de configuração em
/etc/slim.conf.
Se você quiser instalá-lo em outro local, simplesmente modifique o arquivo Makefile, modificando os campos necessários.
Agora:
$ make
Se tudo ocorrer bem, logue-se como root:
$ su
# make install
Sei que esses passos não precisavam ser citados, mas é bom deixar tudo muito bem explicadinho...
Bom, o programa já está instalado.
Todas as configurações do slim ficam no arquivo /etc/slim.conf. Vou citar somente algumas opções desse arquivo, pois algumas nem é bom mexer ou nem vale à pena.
A opção
xserver_arguments aceita argumentos do tipo "-dpi 75", que controlam o tamanho da fonte, mas mude seu valor somente se as letras ficarem muito grandes ou muito pequenas. Por isso deixe como está.
Logo após há as linhas que controlam qual comando deve ser usado para desligar, reiniciar, dentre outras coisas. Pode deixar como está.
Há uma linha chamada
hidecursor, que vem por padrão com a opção "false". Essa opção serve para esconder o ponteiro do mouse se configurado para "true". Aí é com você. Mas o legal é você deixar como true, pois o mouse nem é usado na autenticação. Salvo se você estiver tendo problemas com o seu WM, como diz no próprio comentário da opção.
Logo mais abaixo há a opção
screenshot_cmd, que diz qual o comando que é usado para tirar uma screenshot da tela do programa (para isso aperte a tecla F11). Se você tem o ImageMagick instalado, deixe como está. Se quiser usar outro programa, é aí que você deve colocar o comando dele.
Agora vem a parte estética da configuração:
Na opção
welcome_msg coloque a mensagem que você quiser que apareça como tela de boas-vindas.
Depois vêm as opções da mensagem de reboot e mensagem de desligamento do computador, respectivamente com as linhas
shutdown_msg e
reboot_msg.
Em
default_user coloque o nome do usuário default, que ficará com o nome já preenchido da tela de login.
Em
current_theme coloque qual o tema que você vai usar. O padrão é default, mas existem muitos temas que podem ser baixados aqui:
Para instalar um tema, basta baixar o respectivo arquivo e descompactá-lo em
/usr/share/slim/themes. O nome da pasta será o nome do tema a ser escolhido. Ou se quiser, você mesmo pode criar um; no site há um manual de como fazer isso. Você pode também colocar uma lista de temas, separados por vírgula para que eles sejam escolhidos de forma aleatória.
Agora vamos colocar o slim para ser executado automaticamente na inicialização. O procedimento a seguir é para os scripts do
Slackware e derivados, mas pode ser modificado para funcionar em outros sistemas de inicialização.
Abra (como root) o arquivo /etc/rc.d/rc.4 (iremos utilizar o runlevel 4 do init -- pode variar conforme a distribuição) e simplesmente adicione as linhas a seguir no arquivo, depois da linha 'echo "Starting up X11 session manager..." ':