Saudações, amigos linuxers.
Mais uma vez venho passar uma dica sobre IDE's. Desta vez para a linguagem de programação
Rust, a qual escrevi um artigo aqui. Se lembram?
Para aqueles que decidiram se aventurar nessa linguagem e desejam mais facilidade, apresento-lhes
SolidOak.
SolidOak foi criada pelo programador americano
Zach Oakes que, anteriormente, trabalhava para a NSA (???) e ficou mais conhecido por ser o desenvolvedor da Nightcode, uma IDE para Clojure que facilita a vida de quem usa Java e está iniciando no desenvolvimento de jogos.
SolidOak é uma IDE bem básica, baseada num fork do consagrado
Vim chamado
neoVim, que dentre alguns recursos do tradicional
Vim, oferece também o autocomplete para Rust através do utilitário
RACER.
SolidOak atualmente se encontra na versão 0.1.3 (06-05-2015).
Chega de papo e vamos para a instalação no Ubuntu.
Requisitos:
Use os comandos:
# apt-get install libgtk-3-dev libglib2.0-dev libcairo2-dev libvte-2.90-dev
# apt-get install libtool autoconf automake cmake libncurses5-dev g++ pkg-config unzip curl
Como requisito mínimo, SolidOak exige que um pacote específico da linguagem Rust esteja instalado. SolidOak trabalha somente com o pacote "rustc-nightly". Nem tente usar com o pacote Beta, que não vai funcionar.
Para instalar o pacote "rustc-nightly", use o comando abaixo:
curl -s https://static.rust-lang.org/rustup.sh | sh -s -- --channel=nightly
Para instalar neoVim use:
git clone https://github.com/oakes/neovim
cd neovim
sudo make libnvim
Finalmente, vamos à instalação e execução de SolidOak.
wget https://github.com/oakes/SolidOak/releases/download/0.1.3/solidoak-0.1.3-linux.tar.gz
tar -xvzf solidoak-0.1.3-linux.tar.gz
cd solidoak-0.1.3-linux
sudo chmod 777 run.sh
./run.sh
Há a possibilidade de também instalar através do Git. Para isso, leia atentamente o procedimento na página:
Após a execução deve aparecer uma janela parecida com esta:
Para iniciar o uso, você deve usar o botão 'New Project' e quando a janela 'Project' abrir, você deve digitar o nome do projeto e clicar em "Save". No meu caso, usei o nome "teste".
Quem leu o artigo sobre a linguagem Rust, vai reconhecer a estrutura (pastas e arquivos) do projeto montada no painel esquerdo da IDE. Sim, é uma estrutura montada pela ferramenta Cargo. Observe que temos os arquivos "Cargo.toml" e "main.rs" para editar.
Após escrever seu programa, use o botão "Run" no painel inferior para compilar e executar. O resultado da execução vai aparecer no painel inferior.
Após a execução, você vai observar que foram adicionados novos itens na estrutura do projeto. Agora você pode observar a pasta target, onde você vai encontrar dentro da pasta debug, o executável do seu programa.
E aí, gostaram? Eu estou gostando de fuçar a Rust e espero que esta dica ajude a todos que estão interessados nessa linguagem.
Referências
Nenhum comentário foi encontrado.