Solucionando problema comum em Sabayon e Gentoo. Portage bloqueado por bash!
Solucionando problema comum em Sabayon e Gentoo. Portage bloqueado por bash!
$ su
# emerge --sync && layman -S
Não foi mais possível atualizar o Portage! Este ficava bloqueado por várias versões de bash. Ocorria que não se pode remover o Portage (instalador) e nem o Bash (interpretador de comandos). Depois de tentar solucionar o problema de várias maneiras. Descobri uma solução real.
Acerte seu sistema, emergindo KDE, XFCE etc como sugerido nos artigos:
- Instalando, gerenciando e mantendo pacotes no Gentoo Linux e derivados
- Sabayon Linux - O Gentoo fácil!
Depois, atualize a árvore do Portage, os Overlays e o pacotes com os comandos acima. A seguir faça um upgrade ou downgrade, isto é, uma troca de versão do Bash para a p17, uma versão que não dá problema com o Portage:
$ su
# emerge =app-shells/bash-3.2_p17-r1
E, finalmente atualize o Portage:
# emerge -av portage
Pronto, o problema é resolvido sem riscos de remover Bash, Portage ignorar as dependências, o que nos meus testes deixava muitos pacotes quebrados!
Olá a todos.
Eu escrevi esta dica e tenho vários outros artigos sôbre o Sabayon e o Gentoo, tanto aqui no VOL, como alguns no GULIPA e no Site Inforzone de Cabo Verde.
O que está ocorrendo, é que muitos usuários e testadores do Sabayon, tem me escrito, mandado emails e teclado no MSN, sobre problemas típicos da Distro Sabayon, cuja solução ou contôrno, eu já publiquei e porisso, eu estaria sendo repetitivo;
Porisso decidi, para ajudar usuários de Sabayon, reunir todos os problemas da Distro e suas soluções,como comentários a esta dica, pois ela trata de problema do Sabayon.
Apenas consultando aqui, o usuário poderá testar e usar a Distro com facilidade....