Solucionando problemas no Squid

Publicado por Carlos Eduardo Gurski em 01/11/2005

[ Hits: 11.545 ]

 


Solucionando problemas no Squid



Recentemente tive problemas com a autenticação para o uso da internet do pessoal aqui na empresa, o problema foi o seguinte, a tela de login não aparecia, assim impossibilitando o acesso a internet.

Na verdade a solução desse problema é bem simples, mas para usuários que se deparam a primeira vez com esse problema, pode até dar uma boa dor de cabeça.

Bem, foi feito o seguinte, num terminal entrei com o seguinte comando:

# tail -f /var/log/messages

Isso vai te mostrar as últimas 10 linhas do arquivo "messages", que é responsável por mostrar todas as mensagens de erro do sistema.

No outro terminal entrei com o comando:

# service squid restart

Já que uso o SQUID como servidor proxy, o primeiro terminal vai te mostrar se foi feito algum log.

O messages me retornou um problema de espaço no disco, aí foi só checar com o comando:
# df -h

E ver que ele estava entupido mesmo. Com isso ele não conseguia gravar mais nada no access.log, gerando esse problema.

Bem, fui obrigado a excluir alguns arquivos, como eram bem antigos e eu não iria utilizar, excluí os backups do access.log que estavam compactados mesmo e também limpei o próprio arquivo access.log que estava bem grandinho com o comando:
# echo " " > /var/log/squid/access.log

Depois foi só digitar o comando

# service squid restart

E beleza, com isso voltou a funcionar normalmente.

Espero que a dica possa ajudar.

[]'s

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Otimizando seu cache DNS fuçando no BIND

Teste de estado de link do Velox

Usando apenas IPtables para bloquear tudo e liberar um domínio - Sistema de Acesso Quiosque

named-checkzone - verificação dos arquivos de zona DNS

Artigo via Android

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rdsat em 02/11/2005 - 03:58h

Também tive este problema uma vez no meu serviço ...
e o que ocasionava o aumento excessivo dos logs era o a barra do msn, aquela que o usuario geralmente instala junto com o msn.. por mais que a maquina nao esteja navegando na internet toda hora a barra fica mandando informações para a net .. e so conferir o log de acesso do squid .....

uma solução automatica tbm pra isso seria criar um shell script que de determinado tempo limpasse os logs do squid ..

blz
flow

[2] Comentário enviado por Wesllay em 24/05/2006 - 05:45h

Concordo com os dois acima, realmente falta de espaço ocasiona problemas no Squid, e também a barra do msn ocasiona um aumento excessivo dos arquivos logs. Para resolver os problemas removemos os backups antigos e retiramos de todas as maquinas clientes o Toolbar do msn.
Valeu



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts