Recentemente tive problemas com a autenticação para o uso da internet do pessoal aqui na empresa, o problema foi o seguinte, a tela de login não aparecia, assim impossibilitando o acesso a internet.
Na verdade a solução desse problema é bem simples, mas para usuários que se deparam a primeira vez com esse problema, pode até dar uma boa dor de cabeça.
Bem, foi feito o seguinte, num terminal entrei com o seguinte comando:
# tail -f /var/log/messages
Isso vai te mostrar as últimas 10 linhas do arquivo "messages", que é responsável por mostrar todas as mensagens de erro do sistema.
No outro terminal entrei com o comando:
# service squid restart
Já que uso o SQUID como servidor proxy, o primeiro terminal vai te mostrar se foi feito algum log.
O messages me retornou um problema de espaço no disco, aí foi só checar com o comando:
# df -h
E ver que ele estava entupido mesmo. Com isso ele não conseguia gravar mais nada no access.log, gerando esse problema.
Bem, fui obrigado a excluir alguns arquivos, como eram bem antigos e eu não iria utilizar, excluí os backups do access.log que estavam compactados mesmo e também limpei o próprio arquivo access.log que estava bem grandinho com o comando:
# echo " " > /var/log/squid/access.log
Depois foi só digitar o comando
# service squid restart
E beleza, com isso voltou a funcionar normalmente.
[1] Comentário enviado por rdsat em 02/11/2005 - 03:58h
Também tive este problema uma vez no meu serviço ...
e o que ocasionava o aumento excessivo dos logs era o a barra do msn, aquela que o usuario geralmente instala junto com o msn.. por mais que a maquina nao esteja navegando na internet toda hora a barra fica mandando informações para a net .. e so conferir o log de acesso do squid .....
uma solução automatica tbm pra isso seria criar um shell script que de determinado tempo limpasse os logs do squid ..
[2] Comentário enviado por Wesllay em 24/05/2006 - 05:45h
Concordo com os dois acima, realmente falta de espaço ocasiona problemas no Squid, e também a barra do msn ocasiona um aumento excessivo dos arquivos logs. Para resolver os problemas removemos os backups antigos e retiramos de todas as maquinas clientes o Toolbar do msn.
Valeu