Seres e não-seres daqui do VOL, aqui começa mais uma dica do Dino, trazendo informações quentes para os Gamers de plantão.
Hoje, nós vamos falar do
Steam for Linux, como se convencionou chamar o port da plataforma de jogos Steam para o GNU/Linux. Muitos Gamers acabam presos ao combo AND,OR, Wine, PlayOnLinux, Steam for Windows (só os fortes entenderão, dica:
Notação polonesa), e realmente, muitos jogos não foram portados para o pinguim.
Esta dica, porém, não se interessa por esse caso, que pode ser resolvido de maneira trivial, conforme a expressão lógica anteriormente formulada indica. Hoje, quero ensinar como compilar o cliente Steam for
Linux para o
Slackware usando mais um SlackBuild de
Eric Hameleers, o famoso AlienBOB.
* Atenção: usuários do
Slack64 Current devem habilitar o Multilib antes de usarem esta dica, veja mais informações em:
Instalação
Primeiro passo: "blacklistar" os pacotes criados por SlackBuilds de
AlienBOB.
Quem habilitou o Multilib seguindo o artigo já fez isso, mas usuários do Slack 32 ou pessoas que insistem em não seguir as dicas, conforme elas foram escritas, precisarão adicionar a linha:
[0-9]+alien
...ao final do arquivo
/etc/slackpkg/blacklist. O comando:
# echo "[0-9]+alien" >> /etc/slackpkg/blacklist
...dá conta do recado. Aproveite e blackliste os pacotes que os SlackBuilds de
slackbuilds.org criam, com o comando:
# echo "[0-9]+SBo" >> /etc/slackpkg/blacklist
Segundo passo: instalar as dependências.
As duas dependências que o SlackBuild de AlienBOB apresenta, são o
OpenAL e o
flashplayer-plugin, ambos disponíveis em
slackbuilds.org. Não, eu não vou ensinar ninguém a usar um SlackBuild do
slackbuilds.org, isso é o básico do básico que um slacker tem que saber fazer.
Porém, usuários do Slack 64 precisarão das versões
compat32 desses pacotes. Após criá-los, rode os comandos:
# convertpkg-compat32 -i /tmp/flash*
# convertpkg-compat32 -i /tmp/openal*
...para criar no diretório atual as versões
compat32 dessas crianças, e o comando:
# installpkg *t?z
...para instalá-las.
Terceiro passo: instalar o cliente
Steam for Linux.
Rode os comandos:
# mkdir -p ~/slackbuilds/steamclient
# cd ~/slackbuilds/steamclient
# lftp -c "open http://www.slackware.com ; cd ~alien/slackbuilds/steamclient ; mirror build"
# cd build
# chmod +x steamclient.SlackBuild
# ./steamclient.SlackBuild
# installpkg /tmp/steam*t?z
Trivial, não? Tio AlienBOB pede que qualquer pessoa usando o pacote criado por seu SlackBuild e que use um driver de vídeo não-proprietário, escreva para
alien@slackware.com, relatando a experiência.
Conclusão
Aos slackers Gamers aqui do Viva o Linux, aqui se encerra mais uma dica do Dino, desejando a todos vocês um ótimo desaniversário amanhã e tardes e tardes de compilação longa e próspera!