O
TinyMe é uma remasterização do PCLOS com Openbox como WM ("window manager", ou "gerenciador de janelas"), Lxpannel como painel ou barra-de-tarefas, PCMan File Manager para gerenciamento de arquivos e Idesk para prover ícones no Desktop. E tudo isso junto forma o "LXDE - Lightweight X11 Desktop Environment" ("ambiente desktop leve para X11").
Instalando
Feito o download da imagem ISO e gravada aquela, basta bootar o Live CD escolhendo antes Português do Brasil como idioma e depois clicar no ícone de instalação que estará no Desktop.
Deixando o particionamento para o instalador será criada uma partição separada para o /home e também uma partição swap "exagerada" (3 GB). Então, se não quiser tudo isso de swap, ou, ainda, pretenda usar o TinyMe juntamente com Windows ou outra distribuição
Linux, use o particionamento manual (e cerca de 1 GB de swap).
Depois de instalar configurando apenas teclado (ABNT2), usuário e senhas (uma para o "root"), o boot o levará ao novo sistema permitindo o uso do "Centro de Controle do TinyMe" (TCC, com ícone no Desktop) para configurar a rede (por DHCP, no meu caso, mas há também as demais opções de praxe), sendo recomendável escolher a opção de habilitá-la já na inicialização.
E uma vez iniciada a conexão, recomenda-se rodar um "apt-get update && apt-get upgrade" como root para que o sistema seja atualizado.
Mudando o idioma (localização em pt_BR-UTF8)
Usando o APT-RPM, cujos comandos são exatamente os mesmos do Debian, ou o Synaptic, também presente, instale os seguintes pacotes:
openbox-i10n
pcmanfm-i18n
transmission-i18n
myspell-pt_BR
aspell-pt
abiword-extra-dictionaries
locales-pt
asunder-i10n
gxmessage-i10n
lxpannel-i10n
obconf-i10n
lxappearence-i10n
Instalados os pacotes, abra o Centro de Controle do PCLOS (ícone PCC no Desktop), vá à aba "System" e ao ícone "Select the language ..." (um "Globo") e a opção de "Brazilian Portuguese" estará disponível e será habilitada após novo "login".
A localização vai funcionar imediatamente para o Abiword, para o PCManFM, para o Transmission, para o Asunder (ripador de CD) e para algumas partes do Menu, sendo que, para o navegador Opera, o procedimento é o seguinte:
a) pelo menu do Opera, vá em "Tools -> Preferences" e clique no botão "details" ao lado de "language";
b) clique em "choose" e navegue até a pasta /usr/share/opera/locale/pt-BR, escolhendo (abrindo) o arquivo "brazilportuguese.lng".
Ainda é possível traduzir um pouco mais usando a dica do "Cabrolho" que está no
Fórum principal do PCLinuxOS. Vamos a ela:
a) como root, abra o arquivo /etc/RPM/macros para edição e deixe-o assim:
%_install_langs pt:pt_BR:pt_PT
b) ainda como root, edite o arquivo /etc/environment e deixe-o assim:
LC_All=pt_BR
Lang=pt_BR. UTF-8
Language=pt_BR
LC_TYPE=pt_BR
c) reinstale, com o APT ou o Synaptic, os programas abaixo, para os quais há tradução:
- Synaptic
- Sylpheed (e-mail)
- Galculator (calculadora)
- GPicView (visualizador de imagens)
- GDM (tela de início de sessão)
- Fifteen (jogo)
- Gweled (jogo)
d) abra o Synaptic e procure (botão "procurar", digitar na caixa-de-texto) por "messages" (digite sem as aspas) e marque para reinstalação todos os pacotes que já estiverem instalados, pois isso faz com que algumas mensagens do Sistema fiquem em português.
Multimídia
O navegador Opera, padrão do TinyMe, vem sem o "flash" instalado e exibe mal alguns sites por falta das fontes da Microsoft.
Portanto, vamos instalar os pacotes:
- webcore-fonts (as fontes da MS)
- flash-player-plugin-opera (o "flash")
Ainda sobre o navegador Opera, às vezes os vídeos não estão em "flash" e precisamos de um plugin e de codecs para poder assistí-los:
Seguem os pacotes:
- kaffeine (o único player que funcionou bem)
- kaffeine-mozilla (plugin para o Firefox que o Opera reconhece; ele abre o Kaffeine em outra janela, o que permite redimensionar o vídeo facilmente)
- win32-codecs (os codecs do Windows e do RealPlayer, que o Kaffeine vai usar)
Instalados os pacotes é necessário dizer ao Kaffeine onde os codecs estão. Para isso, abra-o e busque pelo Menu "Settings -> xine engine parameters", aba "decoder" e preencha com a pasta onde eles estão as duas caixas-de-texto. A pasta é "/usr/lib/win32" (digite sem as aspas).
E como o Audacious, que já vem com o TinyMe, não toca MP3 sem que se instale um monte de pacotes, o Kaffeine vai tocar.
Conclusão
O TinyMe é um SO leve que deve rodar muito bem em máquinas antigas com 128 MB de RAM ou mais, cuja instalação e configuração (exceção para a "localização") não é das mais complicadas, tendo a vantagem de contar com a "grife" PCLinuxOS, distribuição que ficou em primeiro lugar no Distrowatch por boa parte do ano passado.
E por conta dessas características, vale a pena tentar usá-lo para "ressuscitar" aquele seu Celeron 500 ou Pentium 3 que ainda roda Windows 98.