Olá, pessoal. Depois de muitas horas procurando uma solução para um problema que parece bastante comum para os aventureiros que instalaram o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal:
Ao iniciar o
Skype, o famoso ícone do tray não aparece na área de notificação. Apenas um pixel branco (sim, um pixel mesmo) aparece e dificulta o clique - além de impedir a visualização do status do Skype.
Sinceramente, eu não sei se esse problema ocorre se fizermos login com o
Unity, mas é fato que isso acontece ao usar o Ubuntu Classic.
O procedimento a ser realizado é o seguinte:
1) Se não tiver o
Compiz-Fusion instalado; instale-o. É primordial tê-lo instalado;
2) Clique em Sistema -> Preferências -> Gerenciador de Configurações do CompizConfig;
3) Na janela de configurações, clique no ítem "Workarounds", que é um item da categoria "Utilidade". Dentro de Workarounds, marque a opção "Notification Daemon Fix";
4) Ainda na categoria "Utilidade", marque o item "Notification".
Feito isso, inicie o Skype e na guia de opções, marque "Iniciar o Skype minimizado na barra de sistema". Também, em "Selecionar Estilo", use o estilo "Área de Trabalho".
Reinicie o Skype e veja se o ícone voltou para o tray de notificação.
Se os passos acima não resultarem em sucesso, tente ainda desmarcar todos os itens do painel, deixando o "Bloquear movimentação" desmarcado. Assim, remova a área de notificação e adicione-a novamente. Deixe espaço suficiente entre o
applet "área de notificação" e os outros ícones, afim de criar espaço para o ícone do Skype (evitando que fique "amontoado" sobre os outros).
Tentei todas as alternativas de todos os fóruns que achei no
Google (e não foram poucos) e nada resolveu. Só isso aí deve resolver o problema.
Já há um bug criado, veja em
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-panel/+bug/775717, mas ninguém ainda achou solução, digamos, nativa para o problema.
Algumas tentativas com a opção "iniciar minimizado" não funcionaram em duas máquinas onde instalei o Skype. Em outras cinco, o tray funcionou normalmente sem a opção "iniciar minimizado".
Favor comentar sobre o problema no Unity. Não tive tempo de testar.
Espero que isso ajude.
Abraço!
Vitor,
caros Linuxers,
encontrei uma outra solução, bem mais simples, pois não é necessária a instalação do Compiz.
No Unity o erro persiste, isso por causa de uma área reservada que o Ubuntu cria no painel superior. Muitos outros plugins, applets e afins apresentam erros parecidos por não poderem mais usar a área acima, agora muito mais 'nobre'.
Vamos lá...
Se o Skype for carregado APÓS a carga da interface gráfica, o ícone aparece normalmente no tray. Para garantir que seja carregado depois, criei um arquivo .skype_start.sh na pasta pessoal
Dentro desse script temos:
!/bin/bash
sleep 8 && skype;
Dei permissão para execução e chamei esse script no Preferencias dos Aplicativos de Sessão. Esses 8 sec. podem ser reduzidos ou aumentados...
Em todas as máquinas que uso, rodando Ubuntu 11.04 (já são 5 aqui em casa), com ou sem o Compiz, não deu mais erro ao fazer carga do Skype, já deixando com a senha para login.
Saudações