Quem tem muita criatividade, e gosta de se divertir criando joguinhos para desafiar os outros, vai gostar deste meu novo
projeto.
Criado a partir de um jogo chamado Dragon Hunt, este programa utiliza o
Python e o
Pygame para
facilitar a criação de RPGs, no estilo do 'RPG maker'.
Por ter sido escrito em Python, ele pode ser executado em qualquer Sistema Operacional, e sua licença é a GPL, gratuito e de
código aberto. Com um editor gráfico, onde você pode criar facilmente um jogo RPG utilizando o mouse para criar mapas e
ações.
Se quiser personalizar mais o seu jogo, poderá ir nos arquivos de texto do seu jogo, e escrever o código simplificado que a
Engine utiliza (TP-1), que é muito fácil de entender, e possui um tutorial em HTML completo.
Abaixo, vai algumas características do programa:
- Extremamente customizável, pode até alterar o tamanho da janela e dos 'tiles' (imagens que formam os mapas, itens, etc..),
tema de cores, posição da interface, registrar ações para os botões do teclado ou Joystick, etc...
- Também tem suporte a traduções, onde cada jogo possui arquivos de texto com as linhas que traduzem o programa, e o jogo
para qualquer linguagem.
- Os dias no jogo passam automaticamente, alternando entre dia ensolarado, noite, chuva e tempestade, cada um com mapas e
sons característicos. Isto pode ser desabilitado se o usuário desejar.
- Possui suporte para músicas de fundo, de menu principal, efeitos sonoros e transições.
- Suporta personagens, podendo alternar entre eles (party), e exibir diálogos com os rostos deles, dar presentes, ser amigos ou
inimigos e até brigar.
- Criação de animais e plantações, como no clássico simulador e RPG "Harvest Moon".
- Temporizadores e animações, inclusive "tiles" animados.
- Função "save/load"
-O jogador pode criar sua própria "playlist", tocando suas músicas no jogo.
As possibilidades são muitas, leia o tutorial que está incluso no programa, para saber tudo o que pode ser utilizado deste motor
de RPGs.
Por enquanto, o ponto fraco do projeto são os gráficos, mas o programa dá suporte para melhorá-los, usando imagens maiores e
alterando configurações de tamanho (não testado).
Códigos
Exemplos de código desta Engine, lembrando que o editor faz os códigos automaticamente para você (como por exemplo, o
temporizador: timer):
- info("Meu primeiro rpg"):
Vai mostrar na área de mensagens o texto "Meu primeiro rpg".
- attack("Wolf"):
Faz o jogador entrar em uma batalha contra um lobo ("wolf").
- give("defense", 5):
Aumenta a defesa do jogador em 5.
- item("Knife"):
Dá uma faca para o jogador
- talk("Felipe"):
Começa uma conversa com o personagem "Felipe", que dependendo do dia e da relação, poderá dizer "Bom dia" ou "Saia da
minha frente". XD
- play_game_bgm("/sounds/musica.ogg"):
Toca uma música de fundo.
- timer("cronometro", 120, "active", "info(/-Meu primeiro rpg-/)"):
Cria um temporizador que exibe a mensagem "Meu primeiro rpg" a cada 12 segundos.
- party_add("Felipe")
- party_player("Felipe")
Primeiro adiciona o personagem Felipe para o grupo do jogador, depois muda o personagem atual para jogar com Felipe.
Leia o tutorial para aprender sobre o recurso "party" e o arquivo "hero_changes.txt".
Requerimentos e Links
- Requer Python e Pygame instalados NO MESMO LOCAL.
- Não requer instalação.
- 250 MB de memória RAM.
Está em fase BETA (testes), mas já pode ser utilizado normalmente.
Link para downloads:
http://sourceforge.net/projects/tropycal/files/"
- O arquivo BLANK é um modelo básico de jogo, em branco.
- O arquivo TP-1_TEMPLATE é um jogo básico, usado para testes.
- Os jogos são pastas que fica dentro da pasta "modules", cada pasta, um jogo.
Ainda está em desenvolvimento o jogo principal e completo da Engine, o Tropycal Paradise.
Se quiser o arquivo para ajudar a desenvolver, ou para comunicar algum erro ou sugestão, e-mails:
- feliperuiz.sax.eletronic[at]gmail.com
- felipeludo2011[at]gmail.com.
Divirtam-se criando RPGs e desafiando seus amigos.
E viva ao Software Livre!