Tô passando aqui só para recomendar o Ubuntu MATE, estava virtualizando algumas distros quando achei o MATE, que prometia ser muito mais leve do que as outras distros. E eu, como estava usando máquinas virtuais com 1GB de RAM e processador de 1 núcleo, resumindo, uma máquina relativamente ruim...
Então, resolvi fazer download e virtualizar ele também e quando terminei a instalação fui testá-lo, mas acostumado com o Ubuntu 14.04 (Unity), Debian (GNOME 3.12), Mint (Cinnamon), já achei que ia ter alguns atrasos e lags na GUI, mas não!
A distro realmente me surpreendeu rodando extremamente leve na máquina virtual, sem lag algum, sem nenhum atraso para carregar o S.O. Então recomendo para quem tiver um PC com as configurações bem fracas ou estiver virtualizando sem muitos recursos.
Valeu galera.
Abraços.
Segue link do vídeo falando um pouco sobre a distro:
[2] Comentário enviado por Phenix em 11/03/2015 - 20:52h
Estou usando o Ubuntu-mate desde a versão 14.04...e a evolução foi impressionante...Hoje tenho o Ubuntu-mate como minha Distro principal e aguardando a versão 15.04...estável,fácil e rápida...recomendo com convicção de que ficarão surpresos com as qualidades desta Distro...Boa Sorte
[4] Comentário enviado por brunodarli em 09/05/2015 - 12:01h
Ainda não testei a 15.04, mas sem dúvidas deve estar fantástica, o interessante do MATE é que ele conseguiu combinar desempenho, usabilidade e elegância tudo em uma só distro.
[5] Comentário enviado por capadocios em 09/05/2015 - 14:40h
Debian com Mate básico fica o consumo de 160MB... O que estou usando meu PC, já no meu notebook o Ubuntu 15.04 esta consumindo 307MB... Muito bom.
Ainda estou testando Ubuntu Mate 15.04 mas o visual simplista esta impecável. Antes estava usando o elementaryOs 14.04 mas não curti muito não e tive uns bug nele ai desinstalei. Já testei Mint, Voyager linux, Xubuntu, Lubumtu, opensuse, fedora, etc... Ainda queria testa manjaro.
Minha categoria ta assim:
Uso pessoal: Ubuntu Mate ou Mint Xfce
Servidor: Debian ou CentOS