Olá, pessoal! Depois de um longo período, estou de volta. E para começar a falar de algo que eu já queria e deveria ter abordado antes, inclusive mais profundamente! Depois de mais de um ano usando só Ubuntu Linux no meu computador pessoal, hoje tenho o privilégio de usá-lo em mais de 90% do tempo em minhas atividades profissionais, satisfação esta que culminou quando eu implantei um servidor
GNU/Linux com o Ubuntu 10.04 LTS na empresa em que trabalho atualmente. Nesse processo eu aprendi muitas coisas, e, modestamente, quero compartilhar com vocês.
Quero começar com esta dica simples, mas eu custei a encontrar como fazer isso que vou ensinar. Tive que juntar as partes fórum por fórum, principalmente nos editados em inglês. Indo ao assunto, quem conhece sabe que a versão server do Ubuntu só vem em modo texto! Pros "puxa-saco" da M$ isso não tem explicação, mas eu não tô a fim de explicar isso agora (olha a redundância). Afinal servidor é servidor, não foi feito pra ninguém acessar o Orkut...
Voltando ao que interessa, já tendo em mente que você tem um Ubuntu Server rodando, quando ele é ligado tudo já começa a funcionar, e na tela ele apenas exibe um prompt pra login como este:
Ubuntu 10.04 LTS meuservidor tty1
meuservidor login: _
É bem provável que você precise que o servidor inicie logado automaticamente com um determinado usuário. Isso não é regra, pode ser perfeitamente dispensável. Eu mesmo usei isso e depois voltei atrás. Mas independente das motivações é uma dica útil. Pra configurar este recursos, basta adicionar a seguinte linha ao final do arquivo
tty1.conf em /etc/init/:
exec /bin/login -f nomeusuario < /dev/tty1 > /dev/tty1 2>&1
Edite-o pelo Nano e salve:
sudo nano /etc/init/tty1.conf
O arquivo completo deve ficar como este:
# tty1 - getty
#
# This service maintains a getty on tty1 from the point the system is
# started until it is shut down again.
start on stopped rc RUNLEVEL=[2345]
stop on runlevel [!2345]
respawn
exec /sbin/getty -8 38400 tty1
exec /bin/login -f nomeusuario < /dev/tty1 > /dev/tty1 2>&1
Isso faz com que o sistema comece com o usuário acima logado, e você pode executar um comando ou um programa após o login. Basta adicionar adicioná-los no fim do arquivo .profile que se encontra na pasta do usuário, por exemplo:
sudo nano /home/nome_usuario/.profile
É claro que isso pode variar, este seria o padrão. Mas observe as orientações nos comentários do próprio arquivo ~/.profile do usuário para mais detalhes. Simples, e por hoje é só pessoal.
Observe as suas permissões de acesso, ou alguma configuração de segurança para este arquivo.
Comigo aconteceu algo semelhante, depois que publiquei esta dica: eu alterava o arquivo, mas por algum motivo que ainda desconheço, quando reiniciava, o arquivo estava o mesmo, porém as minhas alterações eram salvas num arquivo paralelo na mesma pasta com o nome de "tty1.conf.save".