Esta dica tem como objetivo mostar como utilizar o comando cat de uma maneira eficaz e simples, para criação de um arquivo, concatenação e impressão do conteúdo na tela.
Sua sintaxe é:
$ cat [opções] arquivo
$ cat arquivo
Este comando imprime na tela o conteúdo do arquivo.
$ cat > arquivo
Este comando cria um arquivo recebendo o texto digitado logo após o comando. Para sair do arquivo criado utilize Ctrl + D.
$ cat arquivo1 >> arquivo2
Este comando faz com que o arquivo2 receba o conteúdo do arquivo1. Obs.: as informações contidas no arquivo2 são sobrescritas pelas do arquivo1.
$ cat arquivo1 >> arquivo2
Este comando adiciona o conteúdo do arquivo1 no final do arquivo2.
Dicas: Poderá ser utilizado direcionamento para os comandos more ou less, para visualizar o arquivo de uma maneira em que você possa ler todo ele, assim como com o grep:
$ cat /etc/group | more
$ cat /etc/group | less
$cat /etc/group | grep adm
[4] Comentário enviado por joserf em 02/10/2011 - 15:04h
Olá tenho um arquivo chamado mapeamentos.txt e queria jogar o que esta dentro deste arquivo em varios arquivos txt dentro da pasta /home/usuarios/ é possivel
por exemplo na pasta /home/usuarios/ tem varios arquivos como joserf.txt teste.txt teste2.txt teste3.txt gostaria de incluir no final da linha de todos arquivos .txt o que estra dentro de mapeamento.txt
e gostaria de juntas estes em apenas um exemplo arquivofull.txt e pelo que vi no comento tenho que digitar todos os nomes dos arquivos dessa forma
# cat arquivo1.txt arquivo2.txt arquivo3.txt arquivo4.txt arquivo5.txt > arquivofull.txt
O que eu gostaria e que eu colocar todos os arquivos no diretório no diretorio e usar o cat com algum argumento para ele pegar todos os TXT e criar um novo sem que eu possa declarar todos os arquivos teria como fazer dessa forma que estou querendo ? ou tem outra forma mais facil?
[9] Comentário enviado por luizcarlos18rj em 13/11/2014 - 09:41h
Uma coisa interessante o comando "tac" ( inverso do comando "cat" ).
O tac exibe o texto inversamente, ou seja exibe a última linha do arquivo como a primeira e assim sucessivamente ideal para se inverter a ordem de uma lista por exemplo: