Bom, andei vendo muita gente sofrendo com seus notebooks e dizendo que não querem mais saber do Linux porque não conseguem dar boot etc e as respostas dizem que não há suporte para os chipsets VIA e SIS, os quais são encontrados nestas máquinas.
Estou pouco ligando pra isso, pois não sou especialista em hardware e a falta de suporte deve ser verdade. O que não é verdade é que o Linux não suporta/não roda nestas máquinas, até porque algumas delas vem com alguma distro pré-instalada. O problema aparece quando queremos sacar a distro anterior e instalar algo do nosso gosto.
Tenho um notebook Amazon 104L, o qual é fabricado pela Compal (para saber o fabricante real do seu note: "dmidecode" no console) e possui chipset SiS. Ele veio com um Linux cujo nome nem lembro mais... Eu agora rodo o Ubuntu 9.04 nele, sossegado. Mas para dar o boot, usar o vídeo etc, não foi fácil, mas nem o fim do mundo (isto é objeto de outra dica).
Para carregar um X11 decente, use o seguinte xorg.conf:
Aí use o configurador do sistema para obter a resolução desejada. Eu uso 1280x800, pois meu note é 14.1" widescreen. Veja que o driver é o VESA, nada de VIA ou SIS. VESA é pau-pra-toda-obra e venho utilizando este driver há anos...
Não sei o comportamento disso para jogos, pois somente navego, leio email, uso o OpenOffice e programo um pouco, mas para mim está satisfatório.
[3] Comentário enviado por hagahood em 17/09/2009 - 19:55h
como eu instalo muito linux ubuntu nos positivo¹ eu resolvi o problema de resolução de tela pegando a configuracao de video do kurumin7 ². ja o problema de instabilidade da rede wireless eu resolvi desinstalando o networkmanager e instalando o wicd.
¹os clientes acham melhor³ o ubuntu q o mandriva que ja vem instalado.
²depois de instalado dou boot pelo cd do kurumin e copio o xorg.conf dele no lugar do ubuntu.
[4] Comentário enviado por kaluc em 06/03/2014 - 14:29h
Nossa, essa dica me deu mais esperança no linux, mas eu sou novo nele e nao sei mexer com o modo de texto,alguem pode explicar melhor como devo fazer isso, por favor?